As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundário

Autores

  • Paula Minhoto
  • Manuel Meirinhos

Palavras-chave:

Redes sociais, aprendizagem colaborativa

Resumo

"A utilização das redes sociais no ensino não superior permite tirar partido das suas múltiplas potencialidades enquanto espaço de interacção e de partilha, ir ao encontro dos interesses dos alunos e simultaneamente promover a aprendizagem colaborativa. Este trabalho pretende avaliar as potencialidades de um serviço de rede social, Facebook, na promoção da aprendizagem colaborativa. Os alunos utilizaram uma página e um grupo privado para interagir nos fóruns, partilhar conteúdos e utilizar wikis para produzir documentos de forma colaborativa. Com auxílio de programas informáticos, UCINET e NetDraw foi analisada a dinâmica do grupo de alunos em termos de interacção nos fóruns. Foi também utilizado um instrumento de análise qualitativa baseado no modelo de colaboração de Murphy (2004) para determinar a colaboração entre os alunos. Da análise do trabalho desenvolvido verificámos que os alunos se envolveram de forma ativa no processo de interação, de partilha e de aprendizagem, no entanto, apesar de se verificarem condições básicas para a colaboração, sentiu-se alguma dificuldade nos níveis mais avançados da mesma.
--
Palavras-chave: Redes sociais, aprendizagem colaborativa.
--
ABSTRACT:
The use of social networks on high-school education enables people to take advantage of their potentiality as a multiple space of interaction and sharing, to meet the interests of students and simultaneously to promote collaborative learning. This study aims to assess the potentiality of a social networking service, the Facebook, to promote collaborative learning. The students used a page and a private group to interact in forums, share contents and use wikis to produce documents in a collaborative way. With the aid of computer softwares, UCINET and NetDraw, the dynamics of the group of students was analyzed in terms of interaction in the forums. We also used a qualitative analysis tool based on the Murphy (2004) model to determine the extent of collaboration among students.
--
Keywords: Social networks, collaborative learning.
--
Para citar este texto:
Minhoto, P., & Meirinhos, M. (2011). As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundário. Educação, Formação & Tecnologias, 4(2), 25-34 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Minhoto, P., & Meirinhos, M. (2022). As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundário. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 4(2), 25–34. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/113

Edição

Secção

ARTIGOS