Coordenação de curso e presença social num contexto de aprendizagem online

Autores

  • Pedro Cabral
  • Lúcia Amante

Palavras-chave:

Coordenação de cursos online, educação a distância, Modelo de Garrison e Colaboradores

Resumo

"Neste artigo apresenta-se um estudo realizado no âmbito do ensino superior a distância. Tendo como base o modelo transaccional da educação a distância de Garrison, Archer e Anderson Community of Inquiry Framework, analisa-se a perspectiva dos alunos de um curso de 1º Ciclo sobre o papel da Coordenação, num ambiente de aprendizagem online. Constata-se que a Coordenação pode constituir um factor relevante no modelo em questão, principalmente na componente presença social.
--
Palavras-chave: Coordenação de cursos online, educação a distância, Modelo de Garrison e Colaboradores.
--
ABSTRACT:
In this paper we present part of a study in Online Higher Education which analyzes the students' perspective about the role of a Course Coordination in an online learning environment. It builds on the transactional model of Distance Education from Garrison, Anderson and Archer Community of Inquiry Framework. The results suggest that coordination may constitute a relevant factor in the model considered, particularly in social presence. There were also differences at this level, according to the academic year in which the students started the course.
--
Keywords:Online courses coordination, distance education, Garrison and Collaborators’ Framework.
--
Para citar este texto:
Cabral, P. B. & Amante, L. (2011). Coordenação de Curso e Presença Social num Contexto de Aprendizagem Online. Educação, Formação & Tecnologias, 4(1), 45-52 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Cabral, P., & Amante, L. (2022). Coordenação de curso e presença social num contexto de aprendizagem online. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 4(1), 45–52. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/103

Edição

Secção

ARTIGOS