Ensino de leitura e produção textual com textos jornalísticos: uma formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13123601Palavras-chave:
textos jornalísticos, anos iniciais do ensino fundamental, formação continuada de professoresResumo
Os textos jornalísticos são responsáveis por informar a população sobre fatos cotidianos e podem ser importantes recursos no ensino de leitura e de escrita, pois têm potencial para provocar reflexões acerca da realidade e preparar os estudantes para compreender as relações entre as diferentes semioses empregadas em suas formas de expressão, principalmente a partir do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O objetivo deste artigo é verificar as contribuições de um curso de formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre textos jornalísticos, desenvolvido num programa de mestrado profissional. A pesquisa teve abordagem qualitativa, objetivo exploratório e natureza aplicada por meio de pesquisa-ação. O curso foi desenvolvido em uma escola municipal de Trajano de Moraes-RJ e os dados da pesquisa, coletados no diário de bordo e no grupo focal, foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os textos jornalísticos podem ser instrumentos de investigação da realidade a partir do estudo do meio e que os alunos precisam ter contato com textos produzidos em diversas semioses de forma intencional. Também é evidenciada a necessidade da formação continuada de professores para a inovação de estratégias didáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.