Ensino de leitura e produção textual com textos jornalísticos: uma formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Auteurs

  • Júlia Wenderoscky Ximenes Riguette Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Ingrid Ribeiro da Gama Rangel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.13123601

Mots-clés :

textos jornalísticos, anos iniciais do ensino fundamental, formação continuada de professores

Résumé

Os textos jornalísticos são responsáveis por informar a população sobre fatos cotidianos e podem ser importantes recursos no ensino de leitura e de escrita, pois têm potencial para provocar reflexões acerca da realidade e preparar os estudantes para compreender as relações entre as diferentes semioses empregadas em suas formas de expressão, principalmente a partir do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O objetivo deste artigo é verificar as contribuições de um curso de formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre textos jornalísticos, desenvolvido num programa de mestrado profissional. A pesquisa teve abordagem qualitativa, objetivo exploratório e natureza aplicada por meio de pesquisa-ação. O curso foi desenvolvido em uma escola municipal de Trajano de Moraes-RJ e os dados da pesquisa, coletados no diário de bordo e no grupo focal, foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os textos jornalísticos podem ser instrumentos de investigação da realidade a partir do estudo do meio e que os alunos precisam ter contato com textos produzidos em diversas semioses de forma intencional. Também é evidenciada a necessidade da formação continuada de professores para a inovação de estratégias didáticas.

Publiée

2024-07-30

Comment citer

Wenderoscky Ximenes Riguette, J., & Ribeiro da Gama Rangel, I. . (2024). Ensino de leitura e produção textual com textos jornalísticos: uma formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 12(1), 63–84. https://doi.org/10.5281/zenodo.13123601

Numéro

Rubrique

ARTIGOS