Ensino de leitura e produção textual com textos jornalísticos: uma formação continuada para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.13123601Mots-clés :
textos jornalísticos, anos iniciais do ensino fundamental, formação continuada de professoresRésumé
Os textos jornalísticos são responsáveis por informar a população sobre fatos cotidianos e podem ser importantes recursos no ensino de leitura e de escrita, pois têm potencial para provocar reflexões acerca da realidade e preparar os estudantes para compreender as relações entre as diferentes semioses empregadas em suas formas de expressão, principalmente a partir do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O objetivo deste artigo é verificar as contribuições de um curso de formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre textos jornalísticos, desenvolvido num programa de mestrado profissional. A pesquisa teve abordagem qualitativa, objetivo exploratório e natureza aplicada por meio de pesquisa-ação. O curso foi desenvolvido em uma escola municipal de Trajano de Moraes-RJ e os dados da pesquisa, coletados no diário de bordo e no grupo focal, foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os textos jornalísticos podem ser instrumentos de investigação da realidade a partir do estudo do meio e que os alunos precisam ter contato com textos produzidos em diversas semioses de forma intencional. Também é evidenciada a necessidade da formação continuada de professores para a inovação de estratégias didáticas.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.