Inteligência Artificial na Educação: revisão cienciométrica e proposta de articulação pelo modelo TPACK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16741209

Palavras-chave:

inteligência artificial, revisão sistemática de literatura, TPACK, cienciometria

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o cenário educacional, oferecendo novas possibilidades para personalização e mediação nos processos de ensino e aprendizagem. Este estudo, baseado em uma análise cienciométrica, visa identificar e analisar as potencialidades e os desafios do uso da IA na educação, por meio de uma revisão de literatura científica internacional, e intencionar como a utilização da IA pode ser adaptada para fortalecer a prática docente em diferentes níveis de ensino, enfatizando sua contribuição para a personalização do aprendizado e a mediação pedagógica. Com foco em publicações entre 2020 e 2024, foram analisados 6107 artigos, destacando o crescimento de 64,44% ao ano nas pesquisas sobre IA e educação. Principais temas incluem chatbots, aprendizado personalizado e ferramentas adaptativas. China e Estados Unidos lideram as publicações, mas há lacunas significativas na América do Sul, especialmente no Brasil. O estudo destaca que, apesar das contribuições, como o aprendizado individualizado, os desafios éticos e a necessidade de capacitação docente limitam a integração plena da IA na educação. Portanto, a pesquisa sugere que o modelo TPACK é essencial para orientar os professores no uso ético e eficiente dessas tecnologias. Conclui-se que a IA, quando utilizada de forma crítica e planejada à luz do TPACK, pode enriquecer o ensino, mas não deve substituir o papel humano, reforçando a necessidade de mediação e reflexão pedagógica para maximizar benefícios e minimizar riscos.

Biografia do Autor

Lucas Eduardo de Siqueira, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021), Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pelo PPGECM na UFPR (2022) e doutorando pelo mesmo programa. Atualmente é professor de Física da rede privada e pública de Ensino. Tem experiência na área do Ensino de Física, com ênfase em Conhecimento Tecnológico (CT), atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDIC e metodologias de ensino.

John Wesley Grando, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Graduado em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2017). Especialista em Metodologias de Ensino de Química, Formação para EaD e Metodologias Ativas na Docência pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018, 2023). Mestre (2020) e Doutorando (2024-) em Educação em Ciências e em Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR. É membro do Grupo de Estudos Holísticos Multimodais em Educação em Ciências GEHMEC/UFPR. Atua profissionalmente como professor de Química na rede pública e particular do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, principalmente nos seguintes temas: Materiais Didáticos, RPG, Jogos Educacionais, Tecnologias Digitais, Realidades Digitais e Ensino de Química.

Publicado

2025-08-07

Como Citar

de Siqueira, L. E., Bedin, E., & Grando, J. W. (2025). Inteligência Artificial na Educação: revisão cienciométrica e proposta de articulação pelo modelo TPACK. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 13(1), 59–85. https://doi.org/10.5281/zenodo.16741209

Edição

Seção

ARTIGOS