Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte proporcional Open Sans de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. As legendas seguem a norma APA7, colocadas todas abaixo das imagens ou tabelas e em Open Sans de 10 pontos, em itálico.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista Educação, Formação & Tecnologias está aberta à participação de professores e investigadores nos domínios da educação e formação que connosco queiram partilhar as suas práticas profissionais, as suas investigações e as suas reflexões centradas em temáticas da educação digital, aberta e em rede. Não serão cobradas quaisquer taxas para publicação dos artigos seleccionados.

Considerações importantes:

  • Os textos submetidos à revista devem ser contribuições originais - a revista testa regularmente os seus conteúdos recorrendo a serviços de verificação de plágio.
  • Os textos submetidos à revista não deverão estar em apreciação em nenhuma outra revista ou outro tipo de publicação;
  • Se aos autores não for dado feedback no prazo de 6 meses após a submissão, os textos consideram-se não aceites e livres para serem submetidos a outra publicação;
  • Os autores dos artigos submetidos para publicação são responsáveis pelo respeito pelos direitos de autor e direitos conexos no que se refere a citações, transcrições, paráfrases ou elementos figurativos ou gráficos integrados nos textos. Qualquer problema legal neste âmbito é da total responsabilidade dos autores dos textos;
  • Ao submeter trabalhos para publicação na revista, e após aceitação de publicação dos mesmos, os autores cedem o direito de publicação dos mesmos, mantendo integralmente a propriedade intelectual dos mesmos;
  • É automaticamente concedido aos autores o direito de publicarem em repositórios institucionais os artigos publicados na revista, desde que respeitando integralmente os princípios e a formatação da mesma;
  • Todos os artigos e recensões submetidos à revista serão objeto de um processo de referee totalmente anónimo, envolvendo no mínimo dois pareceres de especialistas. Da decisão da Direção da revista, com base nos pareceres obtidos e da oportunidade da publicação, será dado conhecimento aos autores;
  • A decisão de aceitação de um texto para publicação não implica que o mesmo seja publicado no número imediatamente subsequente;
  • A Educom-APTE não imputa aos autores nenhum custo pela submissão de artigos nem pela avaliação dos artigos submetidos;
  • A submissão de artigos e a sua publicação pela revista Educação, Formação & Tecnologias não implica nenhum pagamento pelos autores à Educom-APTE nem da Educom-APTE aos autores.

Estrutura e normas de formatação:

Os textos a submeter à revista devem ainda seguir a estrutura e normas de formatação listadas abaixo, bem como as recomendações que se seguem:

Identidade do trabalho

  • Título apelativo e coerente com o conteúdo do trabalho;
  • Nome do(s) autor(es) (deve(m) estar oculto(s) para uma revisão cega; estes dados devem, contudo, constar de forma clara no processo de submissão);
  • Afiliação do(s) autor(es) (deve(m) estar oculto(s) para uma revisão cega; estes dados devem, contudo, constar de forma clara no processo de submissão);
  • Endereço(s) de e-mail para contacto (deve(m) estar oculto(s) para uma revisão cega; estes dados devem, contudo, constar de forma clara no processo de submissão);
  • Resumo (máximo de 250 palavras) em Português, Inglês e Espanhol;
  • Palavras-chave (até 5 palavras ou conceitos chave, que se relacionam com o conteúdo do trabalho) em Português, Inglês e Espanhol.

Desenvolvimento do trabalho

  • As secções do trabalho são identificadas por títulos e subtítulos, correspondendo a linhas de parágrafo sem marcas nem numeração;
  • O corpo de texto compreende o texto narrativo e os elementos gráficos (imagens, tabelas e gráficos). Todos os elementos gráficos devem apresentar legenda e ser numerados sequencialmente ao longo do trabalho. Hiperligações da web devem ser incluídas no corpo do texto e não em rodapé;
  • As propostas de artigo deverão ter entre 5000 e 7000 palavras, excluindo referências bibliográficas, resumo(s) e respetivas palavras-chave;
  • A lista de referências utilizadas (fontes) deverá ser incluída após o corpo do texto do trabalho, numa secção específica designada "Referências”;
  • As citações e referências bibliográficas devem seguir as indicações do Publication Manual of the American Psychological Association, 7th edition. Pode consultar informação sobre o sistema de citação e referenciação bibliográfica em American Psychological Association (APA); Os artigos que não respeitem as normas APA 7th serão automaticamente recusados pelo conselho editorial.

Notas adicionais

  • Pode usar o seu tipo de letra habitual (a versão final dos artigos será formatada para Open Sans | 12 pontos);
  • Evite os destaques (negrito, sublinhado, itálico) com exceção do que é preconizado pelas normas APA 7ª edição;
  • O espaçamento entre linhas do texto deve estar em formato “simples”;
  • Adicione um parágrafo em branco apenas antes dos títulos e subtítulos;
  • Não inclua paginação;
  • Não utilize texto nos rodapés nem nos cabeçalhos (serão removidos na formatação da revista);
  • Se utilizar elementos gráficos assegure que são bem legíveis, compreensíveis e pertinentes;
  • As legendas seguem a norma APA7ª edição, colocadas todas acima das imagens ou tabelas e em Open Sans de 10 pontos, em itálico.
  • Agradecimentos ou outras menções de apoio, financiamento ou outro tipo de patrocínio devem ser incluídos após a lista de referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.