A Sala de Aula Invertida e a adoção de estratégias de aprendizagem: reflexos na formação de futuros professores de Matemática
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.16741369Mots-clés :
Sala de Aula Invertida, Formação de Professores, Estratégias de Aprendizagem, Narrativas (auto)biográficas.Résumé
Este trabalho discute e problematiza a mobilização de diferentes estratégias para aprender Matemática a partir de uma experiência com a abordagem Sala de Aula Invertida. O percurso metodológico da investigação integra dois momentos distintos e complementares. No ano de 2019, os sujeitos experimentaram a metodologia de aula invertida ao longo de um semestre letivo completo, em uma disciplina de Cálculo. Três anos mais tarde, a experiência foi refletida em um Seminário de Pesquisa-Formação integrado em uma pesquisa de doutoramento em Educação. O estudo opera com narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de Matemática, analisadas sob a lente do método da Compreensão Cênica. As cenas rememoradas, partilhadas e refletidas pelo grupo, permitiram descortinar e repercutir a experiência na elaboração e/ou adoção de diferentes estratégias de aprendizagem. Os resultados evidenciam e reafirmam a singularidade Seminário de Pesquisa-Formação como recurso didático formativo privilegiado.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cicero Nachtigall, Maria Helena Menna Barreto Abrahão 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.