Planejamento pedagógico com Recursos Educacionais Digitais: o que é importante para os professores?
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.13120614Mots-clés :
educação, tecnologias digitais, formação de professores, aprendizagem colaborativaRésumé
Resumo: Este texto discute a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em ambientes educacionais, incluindo os desafios de incorporar Recursos Educacionais Digitais (RED) nos currículos, na tentativa de entender quais fatores mais importam para os professores no planejamento com RED. Essa pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto MEC RED, abrangendo três escolas da cidade de Florianópolis, Brasil. Os professores das escolas e os pesquisadores, juntos, passaram por uma Iniciativa de Aprendizagem Colaborativa para escolha e entendimento da produção de RED. Os resultados sugerem quatro dimensões de importância do planejamento pedagógico com RED para os professores: características da tecnologia, relações com a cultura digital, aspectos da cultura da escola e aspectos pedagógicos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.