Planejamento pedagógico com Recursos Educacionais Digitais: o que é importante para os professores?

Auteurs

  • Laura Grasel Rodrigues Instituto de educação – Universidade de Lisboa, Portugal
  • Marina Bazzo de Espíndola Centro de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Roseli Zen Cerny Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.13120614

Mots-clés :

educação, tecnologias digitais, formação de professores, aprendizagem colaborativa

Résumé

Resumo: Este texto discute a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em ambientes educacionais, incluindo os desafios de incorporar Recursos Educacionais Digitais (RED) nos currículos, na tentativa de entender quais fatores mais importam para os professores no planejamento com RED. Essa pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto MEC RED, abrangendo três escolas da cidade de Florianópolis, Brasil. Os professores das escolas e os pesquisadores, juntos, passaram por uma Iniciativa de Aprendizagem Colaborativa para escolha e entendimento da produção de RED. Os resultados sugerem quatro dimensões de importância do planejamento pedagógico com RED para os professores: características da tecnologia, relações com a cultura digital, aspectos da cultura da escola e aspectos pedagógicos.

Publiée

2024-07-30

Comment citer

Grasel Rodrigues, L., Bazzo de Espíndola, M., & Zen Cerny, R. (2024). Planejamento pedagógico com Recursos Educacionais Digitais: o que é importante para os professores?. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 12(1), 17–33. https://doi.org/10.5281/zenodo.13120614

Numéro

Rubrique

ARTIGOS