Tecnologias Digitais e Educação Inclusiva: uma revisão sistemática sobre práticas pedagógicas e ferramentas tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16741324Palabras clave:
ferramentas digitais, tecnologias digitais, educação inclusiva, práticas digitais, revisão sistemáticaResumen
O presente trabalho de revisão sistemática investiga práticas pedagógicas e ferramentas digitais aplicadas a educação inclusiva, com o objetivo de compreender como essas tecnologias podem ser utilizadas no ensino de estudantes com diferentes perfis. A pesquisa analisou publicações entre os anos de 2019 e 2024, utilizando como base de dados o Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados destacam o impacto positivo das tecnologias digitais na inclusão educacional, evidenciando sua importância na construção de estratégias pedagógicas mais acessíveis e adaptadas aos desafios atuais da educação. As tecnologias identificadas nos estudos incluem desde ferramentas de comunicação, como WhatsApp e Google Meet, até plataformas educacionais, como Padlet e Edmodo, que facilitam o engajamento e a personalização do ensino. Além disso, recursos específicos para criação de conteúdos, como Kahoot e Book Creator, e o uso de mídia, como videoaulas bilíngues, destacam-se para promover a inclusão e atender a diversidade dos estudantes. Por fim, uma análise integrada ao modelo TPACK evidenciou que a combinação equilibrada entre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo é fundamental para que os educadores utilizem tecnologias de forma estratégica, promovendo práticas inclusivas e inovadoras.
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Derechos de autor 2025 Ivana Carvalho, David Bassous, Fátima Martins de Oliveira, Gerlinde Teixeira, Thiago Lacerda

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