Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Lerning Design Framwork para a aprendizagem on-line
Keywords:
Engineering teaching, Integrative Learning Design Framework, e-Learning, Instructional model, instructional designAbstract
"Propõe-se um modelo de framework instrucional sob o enfoque da taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom e do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb adaptado para uma disciplina de pós-graduação em engenharia de produção. O novo modelo instrucional estendido do “Integrative Learning Design Framework” on-line prevê a elaboração de um programa de ensino baseado em objetivos educacionais, modelos pedagógicos, características, estratégias e tecnologias instrucionais que mais se adéquam as expectativas do professor, do aluno e do contexto educacional, possibilitando maior eficácia do processo como um todo e em suas etapas. Sugere uma rubrica para avaliação do desempenho dos alunos em fóruns de discussões on-line que inclui 5 dimensões para “medir” a qualidade e a quantidade das mensagens, os níveis de conhecimento cognitivo dos alunos, a relevância da mensagem para a construção do conhecimento coletivo e o seu caráter formal e de organização. A disciplina foi oferecida no primeiro semestre de 2008 para 14 alunos de pós-graduação, e os resultados, revelam que, o modelo de design instrucional e as estratégias dialógicas e exploratórias adotadas, colaboraram para a evolução destes com relação aos níveis de desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem vivencial e contribuíram para a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa.
--
Palavras-chave: Ensino de engenharia, Integrative Learning Design Framework, e-Learning, Modelo Instrucional, Design Instrucional.
--
<b>ABSTRACT:</b>
The research proposes an instructional framework focused on Bloom's educational objectives taxonomy and Kolb’s learning experiential cycle. This framework was used on a course for the Masters Degree program in industrial engineering. The new instructional framework adapted from on-line ""Integrative Learning Design Framework"" recommends the elaboration of a teaching program based on educational objectives, pedagogic models, characteristics, strategies and instructional technologies that are more tailored to the teachers and students’ expectations, and to the educational contexts, in order to promote more efficiency of the process as a whole and of its stages. This framework uses a rubric to evaluate students’ participation in on-line discussions fora that includes 5 dimensions “to measure” the quality and quantity of the postings, the students’ knowledge cognitive levels, and the postings’ relevance for the construction of the collective knowledge and its formal nature and organization. The course was offered in the first semester of 2008 to 14 graduate students and the results show that the instructional model and the dialogic and exploratory strategies adopted in this course contributed to students' development at both levels, cognitive and experiential. Additionally it added significantly to the collaborative knowledge’s construction.
--
Keywords: Engineering teaching, Integrative Learning Design Framework, e-Learning, Instructional model, instructional design.
--
Para citar este texto:
Araujo, E. M., & Oliveira Neto, J. D. (2010). Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Lerning Design Framwork para a aprendizagem on-line. <i>Educação, Formação & Tecnologias,</i> 3(1), 68-83. 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."