A Sala de Aula Invertida e a adoção de estratégias de aprendizagem: reflexos na formação de futuros professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16741369

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Formação de Professores, Estratégias de Aprendizagem, Narrativas (auto)biográficas.

Resumo

Este trabalho discute e problematiza a mobilização de diferentes estratégias para aprender Matemática a partir de uma experiência com a abordagem Sala de Aula Invertida. O percurso metodológico da investigação integra dois momentos distintos e complementares. No ano de 2019, os sujeitos experimentaram a metodologia de aula invertida ao longo de um semestre letivo completo, em uma disciplina de Cálculo. Três anos mais tarde, a experiência foi refletida em um Seminário de Pesquisa-Formação integrado em uma pesquisa de doutoramento em Educação. O estudo opera com narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de Matemática, analisadas sob a lente do método da Compreensão Cênica. As cenas rememoradas, partilhadas e refletidas pelo grupo, permitiram descortinar e repercutir a experiência na elaboração e/ou adoção de diferentes estratégias de aprendizagem. Os resultados evidenciam e reafirmam a singularidade Seminário de Pesquisa-Formação como recurso didático formativo privilegiado.

Downloads

Publicado

2025-08-07

Como Citar

Nachtigall, C., & Abrahão, M. H. (2025). A Sala de Aula Invertida e a adoção de estratégias de aprendizagem: reflexos na formação de futuros professores de Matemática. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 13(1), 157–179. https://doi.org/10.5281/zenodo.16741369

Edição

Secção

ARTIGOS