Tecnologias Digitais e Educação Inclusiva: uma revisão sistemática sobre práticas pedagógicas e ferramentas tecnológicas

Autores

  • Ivana Carvalho Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-2928-1147
  • David Bassous Universidade Federal Fluminense
  • Fátima Martins de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Gerlinde Teixeira Universidade Federal Fluminense
  • Thiago Lacerda Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16741324

Palavras-chave:

ferramentas digitais, tecnologias digitais, educação inclusiva, práticas digitais, revisão sistemática

Resumo

O presente trabalho de revisão sistemática investiga práticas pedagógicas e ferramentas digitais aplicadas a educação inclusiva, com o objetivo de compreender como essas tecnologias podem ser utilizadas no ensino de estudantes com diferentes perfis. A pesquisa analisou publicações entre os anos de 2019 e 2024, utilizando como base de dados o Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados destacam o impacto positivo das tecnologias digitais na inclusão educacional, evidenciando sua importância na construção de estratégias pedagógicas mais acessíveis e adaptadas aos desafios atuais da educação. As tecnologias identificadas nos estudos incluem desde ferramentas de comunicação, como WhatsApp e Google Meet, até plataformas educacionais, como Padlet e Edmodo, que facilitam o engajamento e a personalização do ensino. Além disso, recursos específicos para criação de conteúdos, como Kahoot e Book Creator, e o uso de mídia, como videoaulas bilíngues, destacam-se para promover a inclusão e atender a diversidade dos estudantes. Por fim, uma análise integrada ao modelo TPACK evidenciou que a combinação equilibrada entre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo é fundamental para que os educadores utilizem tecnologias de forma estratégica, promovendo práticas inclusivas e inovadoras.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Carvalho, I., Bassous, D., Martins de Oliveira, F., Teixeira, G., & Lacerda, T. (2025). Tecnologias Digitais e Educação Inclusiva: uma revisão sistemática sobre práticas pedagógicas e ferramentas tecnológicas . EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 13(1), 137–156. https://doi.org/10.5281/zenodo.16741324

Edição

Secção

ARTIGOS