Inteligência Artificial na Educação: revisão cienciométrica e proposta de articulação pelo modelo TPACK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16741209

Palavras-chave:

inteligência artificial, revisão sistemática de literatura, TPACK, cienciometria

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o cenário educacional, oferecendo novas possibilidades para personalização e mediação nos processos de ensino e aprendizagem. Este estudo, baseado em uma análise cienciométrica, visa identificar e analisar as potencialidades e os desafios do uso da IA na educação, por meio de uma revisão de literatura científica internacional, e intencionar como a utilização da IA pode ser adaptada para fortalecer a prática docente em diferentes níveis de ensino, enfatizando sua contribuição para a personalização do aprendizado e a mediação pedagógica. Com foco em publicações entre 2020 e 2024, foram analisados 6107 artigos, destacando o crescimento de 64,44% ao ano nas pesquisas sobre IA e educação. Principais temas incluem chatbots, aprendizado personalizado e ferramentas adaptativas. China e Estados Unidos lideram as publicações, mas há lacunas significativas na América do Sul, especialmente no Brasil. O estudo destaca que, apesar das contribuições, como o aprendizado individualizado, os desafios éticos e a necessidade de capacitação docente limitam a integração plena da IA na educação. Portanto, a pesquisa sugere que o modelo TPACK é essencial para orientar os professores no uso ético e eficiente dessas tecnologias. Conclui-se que a IA, quando utilizada de forma crítica e planejada à luz do TPACK, pode enriquecer o ensino, mas não deve substituir o papel humano, reforçando a necessidade de mediação e reflexão pedagógica para maximizar benefícios e minimizar riscos.

Biografias Autor

Lucas Eduardo de Siqueira, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2021), Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pelo PPGECM na UFPR (2022) e doutorando pelo mesmo programa. Atualmente é professor de Física da rede privada e pública de Ensino. Tem experiência na área do Ensino de Física, com ênfase em Conhecimento Tecnológico (CT), atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, REA, TIC, TDIC, conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) e formação inicial de professores de Física.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDIC e metodologias de ensino.

John Wesley Grando, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Graduado em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2017). Especialista em Metodologias de Ensino de Química, Formação para EaD e Metodologias Ativas na Docência pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018, 2023). Mestre (2020) e Doutorando (2024-) em Educação em Ciências e em Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR. É membro do Grupo de Estudos Holísticos Multimodais em Educação em Ciências GEHMEC/UFPR. Atua profissionalmente como professor de Química na rede pública e particular do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, principalmente nos seguintes temas: Materiais Didáticos, RPG, Jogos Educacionais, Tecnologias Digitais, Realidades Digitais e Ensino de Química.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

de Siqueira, L. E., Bedin, E., & Grando, J. W. (2025). Inteligência Artificial na Educação: revisão cienciométrica e proposta de articulação pelo modelo TPACK. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 13(1), 59–85. https://doi.org/10.5281/zenodo.16741209

Edição

Secção

ARTIGOS