Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores

Autores

  • Anabela Gomes
  • Joana Henriques
  • António José Mendes

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem da Programação, Estilos de Aprendizagem, Psicologia da Programação

Resumo

"Os elevados níveis de insucesso em disciplinas onde são ensinados os conceitos mais básicos de programação, em qualquer grau e sistema de ensino, é um problema universal que tem sido alvo de variadas pesquisas, resultando também em diversificados sistemas, sem que contudo o panorama tenha melhorado significativamente. Na nossa óptica existe um conjunto de razões que estão na origem do problema, nomeadamente, métodos de ensino e aprendizagem desadequados, falta de vários tipos de competências por parte dos alunos, em particular no que respeita à resolução de problemas, a difícil natureza do tema e uma forte conotação negativa que lhe está associada. Porém, pensamos que as metodologias tradicionalmente utilizadas para aprender/ensinar estes assuntos não se revelam suficientes, pelo que é apresentada uma nova proposta, centrada na actividade de resolução de problemas, de acordo com o nível cognitivo do aluno e os seus estilos preferenciais de aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem da Programação, Estilos de Aprendizagem, Psicologia da Programação.

---
GOMES, A., HENRIQUES, J., MENDES, A. J. (2008). “Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores”. ”In <i>Educação, Formação & Tecnoloigias</i>; vol.1(1), pp. 93-103. Disponível em http://eft.educom.pt
---"

Downloads

Publicado

2008-05-31

Como Citar

Gomes, A., Henriques, J., & Mendes, A. J. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(1), 93–103. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/22

Edição

Secção

ARTIGOS