Para uma genealogia da cidadania digital

Autores

  • Tomás Patrocínio

Palavras-chave:

cidadania, sociedade tecnológica digital globalizada, ser digital

Resumo

"A globalização significa a própria mudança da condição humana em todas as suas vertentes, fazendo emergir a vida quotidiana e a dimensão ética que levam a questionar a concepção de pessoa/cidadão e de cultura, num contexto de multiculturalidade, traço essencial da sociedade tecnológica, em que todos os quotidianos são co-presentes.
É nessa asserção que os projectos educativos se podem configurar de forma convergente com um projecto social viável, de modo a que as mutações em curso, e que se configuram possíveis, possam vir a ser qualificadas de positivas no contexto da globalização vista como uma oportunidade para a humanidade.
Assim, emerge como essencial, no contexto da sociedade tecnológica digital globalizada, uma visão ontológica da cidadania, isto é, a assunção da cidadania como uma condição da natureza humana, muito articulada com a pessoalidade.
A identidade e o sentido de pertença constroem-se em cada cidadão e não pré existem em ninguém, como qualquer coisa de hereditário ou de adquirido, apesar de todos nascermos sociais.
Este deverá ser o grande desígnio da educação, dentro e fora da escola, já que toda a educação deverá ser personalização, enquadrada num contexto de formação, de culturalização e de humanização, exigindo novas competências cognitivas, axiológicas e relacionais.

Palavras-chave: cidadania, sociedade tecnológica digital globalizada, ser digital.

---
PATROCÍNIO, Tomás; (2008). Para uma genealogia da cidadania digital. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.1(1), pp. 47-65. Disponível em http://eft.educom.pt
---"

Downloads

Publicado

2008-05-31

Como Citar

Patrocínio, T. (2008). Para uma genealogia da cidadania digital. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(1), 47–65. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/18

Edição

Secção

ARTIGOS