Experiência gamificada como estratégia educacional sobre obesidade para acadêmicos em nutrição
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13120801Palavras-chave:
metodologia ativa, jogos digitais, hábitos alimentares, ensinoResumo
A obesidade caracteriza-se como um desafio para a saúde pública mundial e está associada a diversas complicações para a saúde humana, como doenças cardiovasculares e diabetes. Diferentes estratégias têm sido apontadas pela literatura para a prevenção e tratamento da obesidade, destacando-se a necessidade de abordagens holísticas. Neste contexto, a experiência gamificada no âmbito educacional surge como uma abordagem que integra elementos lúdicos e características de jogos no processo de aprendizagem, visando engajar o participante em busca de um aprendizado mais envolvente. Este estudo teve como objetivo verificar o efeito do uso de um quiz criado por meio da plataforma Quizizz como experiência gamificada como estratégia de aprendizagem sobre obesidade e hábitos alimentares para estudantes de nutrição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia de Taquette e Minayo (2015) para análise de conteúdo, e quantitativa para análise de frequência das categorias. A experiência gamificada em formato de quiz foi aplicada como intervenção digital, visando a comparação da metodologia ativa do processo de ensino e aprendizagem frente a uma metodologia tradicional. Os resultados apresentam sinais de melhora na aprendizagem dos conteúdos nas duas abordagens (digital e tradicional), com progresso no vocabulário dos discentes e maior entendimento das perguntas propostas sobre hábitos alimentares e obesidade no momento pós-teste. Concluiu-se que a experiência gamificada, enquanto metodologia ativa, teve efeito positivo como estratégia de aprendizagem sobre obesidade e hábitos alimentares para estudantes de nutrição, e tem o potencial de contribuir para a ressignificação do ensino e melhoria do conhecimento. Sugere-se a sua associação com a metodologia tradicional de ensino, visto que este método permanece importante no processo educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.