Análise Bibliométrica da Revisão Sistemática da Literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining focados na Predição de ocorrências no Sistema Educacional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13124179

Keywords:

learning analytics, Educational Data Mining, predição de ocorrências, análise bibliométrica, sistema educacional

Abstract

A partir de um mapeamento sistemático da literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining, verificou-se suas contribuições para a predição de ocorrências no contexto educacional. Usou-se como fonte os repositórios Web of Science e Scopus, tendo sido identificados 189 artigos entre 2018 e 2022. Após a aplicação de critérios de exclusão e de inclusão, foram selecionados e analisados 41 artigos. Os resultados mostram uma tendência evolutiva na utilização dessas temáticas no contexto educacional. Além disso, verificou-se uma variedade de ferramentas e recursos utilizados na aplicação de modelos e no desenvolvimento de soluções preditivas, cujo objetivo é apoiar a produção de novos métodos e a aplicação de estratégias para a melhoria de resultados educacionais.

Author Biographies

Eulanda Maria Pedro Daniel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciência da Computação pela Pela Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Informática na Educação pelo PPGIE da UFRGS.

Leandro Krug Wives, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Biografia: Professor Titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciência da Computação pelo PPGC da UFRGS.

Alexandra Lorandi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Biografia: Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS

Published

2024-07-30 — Updated on 2024-07-31

How to Cite

Daniel, E. M. P., Wives, L. K., & Lorandi, A. (2024). Análise Bibliométrica da Revisão Sistemática da Literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining focados na Predição de ocorrências no Sistema Educacional. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 12(1), 85–101. https://doi.org/10.5281/zenodo.13124179

Issue

Section

ARTIGOS