E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico - Estratégia de promoção e certificação de competências

Autores

  • Cidália Marques
  • Pedro Reis

Palavras-chave:

Certificação de competências, e-portefólios, portabilidade, reflexão

Resumo

"Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e portefólios em contexto educativo, em resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências.
Esta investigação interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de portefólios electrónicos em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e propor modelos de e-portefólios adequados à realidade deste nível de ensino.
Procedeu-se: 1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 - Projecto de Competências Básicas em TIC - durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu se à concepção de dois modelos de e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio.
--
Palavras-chave: Certificação de competências, e-portefólios, portabilidade, reflexão.
--
MARQUES, Cidália & REIS, Pedro (2009). E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico – Estratégia de promoção e certificação de competência. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.2 (2); pp. 58-66, Novembro de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Marques, C., & Reis, P. (2022). E-Portefólios no 1º Ciclo do Ensino Básico - Estratégia de promoção e certificação de competências. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(2), 58–66. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/63

Edição

Secção

ARTIGOS