Ações educativas para pessoas idosas mediadas por tecnologias digitais na pandemia covid-19: recorte das instituições públicas de ensino superior do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16741285Palavras-chave:
Educação, Tecnologia Educacional, Idoso, Covid-19Resumo
A necessidade de isolamento social durante a pandemia de covid-19 estimulou o desenvolvimento de ações educativas mediadas por tecnologias digitais por instituições de ensino superior, especialmente aquelas voltadas às pessoas idosas, com o objetivo de promover o bem-estar dessa população. O objetivo deste estudo é descrever ações educativas para pessoas idosas mediadas por tecnologias digitais no contexto da pandemia de covid-19, com base em iniciativas documentadas no Brasil e realizadas por instituições públicas de ensino superior. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, baseado em análise documental. A listagem oficial das instituições de ensino foi obtida por meio de consulta ao e-MEC, seguida de busca nos sítios eletrônicos oficiais das instituições de ensino para o mapeamento dos dados. As informações coletadas incluíram chamadas para eventos, resultados de editais de pesquisa e extensão, materiais produzidos, páginas e canais oficiais para divulgação de projetos. Das 345 universidades públicas brasileiras analisadas, 16 apresentaram ações educativas de acordo com os critérios de inclusão do estudo, totalizando 20 ações. A maior proporção de ações foi identificada na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo. As ações mais frequentes foram aquelas com foco em saúde física e mental, incentivando atividades físicas, intelectuais e de integração social, seguidas por ações de inclusão digital. As ações educativas destinadas a pessoas idosas e mediadas por tecnologias digitais durante a pandemia de covid-19 demonstraram-se estratégias pertinentes para a redução do isolamento social e para a democratização da educação em formato digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Mariana Sodário Cruz, Yasmin Mendes Veras, Ingrid G. Sousa da Silva

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.