Ações educativas para pessoas idosas mediadas por tecnologias digitais na pandemia covid-19: recorte das instituições públicas de ensino superior do Brasil

Autores

  • Mariana Cruz Universidade de Brasília - Campus UnB Ceilândia https://orcid.org/0000-0002-8069-7797
  • Yasmin Veras Universidade de Brasília - Campus UnB Ceilândia
  • Ingrid Silva Universidade de Brasília - Campus UnB Ceilândia

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16741285

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia Educacional, Idoso, Covid-19

Resumo

A necessidade de isolamento social durante a pandemia de covid-19 estimulou o desenvolvimento de ações educativas mediadas por tecnologias digitais por instituições de ensino superior, especialmente aquelas voltadas às pessoas idosas, com o objetivo de promover o bem-estar dessa população. O objetivo deste estudo é descrever ações educativas para pessoas idosas mediadas por tecnologias digitais no contexto da pandemia de covid-19, com base em iniciativas documentadas no Brasil e realizadas por instituições públicas de ensino superior. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo, baseado em análise documental. A listagem oficial das instituições de ensino foi obtida por meio de consulta ao e-MEC, seguida de busca nos sítios eletrônicos oficiais das instituições de ensino para o mapeamento dos dados. As informações coletadas incluíram chamadas para eventos, resultados de editais de pesquisa e extensão, materiais produzidos, páginas e canais oficiais para divulgação de projetos. Das 345 universidades públicas brasileiras analisadas, 16 apresentaram ações educativas de acordo com os critérios de inclusão do estudo, totalizando 20 ações. A maior proporção de ações foi identificada na região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo. As ações mais frequentes foram aquelas com foco em saúde física e mental, incentivando atividades físicas, intelectuais e de integração social, seguidas por ações de inclusão digital. As ações educativas destinadas a pessoas idosas e mediadas por tecnologias digitais durante a pandemia de covid-19 demonstraram-se estratégias pertinentes para a redução do isolamento social e para a democratização da educação em formato digital.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Cruz, M., Veras, Y., & Silva, I. (2025). Ações educativas para pessoas idosas mediadas por tecnologias digitais na pandemia covid-19: recorte das instituições públicas de ensino superior do Brasil. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 13(1), 113–135. https://doi.org/10.5281/zenodo.16741285

Edição

Secção

ARTIGOS