Comunidade de práticas em educação tecnológica: um estudo de caso na Escola de Líderes em Tecnologia da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16741243Palavras-chave:
educação tecnológica, ensino inovador, relato de casoResumo
O artigo aborda o conceito e histórico das comunidades de práticas, destacando os seus princípios e sua aplicação original na aprendizagem organizacional, buscando entender como o conhecimento prático é criado, compartilhado e mantido. O conceito foi introduzido na década de 1990, definindo tais comunidades como grupos de pessoas que têm um interesse em comum e buscam melhorar as suas habilidades por meio de interações regulares. O objetivo da pesquisa foi identificar características de uma comunidade de prática na Escola de Líderes de Tecnologia da Informação, na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina (Brasil), por meio de análise qualitativa exploratória, do tipo estudo de caso único.
No percurso metodológico houve levantamento bibliográfico, entrevista com o mentor da escola, visita à sede para coleta de informações e observação das interações entre os membros e uma análise documental. Observou-se que a escola opera sem salas de aula tradicionais ou currículo fixo, promovendo uma experiência diferenciada. Destacaram-se três características principais de uma comunidade de prática: domínio, focado no ensino de tecnologia e liderança; comunidade, com forte colaboração e apoio mútuo entre os membros; e prática, através da qual os membros desenvolvem habilidades em atividades conjuntas e interações diárias. Conclui-se que a escola orienta-se como uma inovadora comunidade de prática.
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