Tecnologias web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português

Autores

  • Clara Pereira Coutinho

Palavras-chave:

Web 2.0, formação de professores, Lingua Materna

Resumo

"No contexto da sociedade da informação torna-se necessário apostar numa formação docente em que seja possível aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação à teoria e prática educativas, uma vez que trabalhar com as TIC e com a Internet exige do professor uma nova postura na organização do currículo, nas metodologias implementadas em sala de aula  e na mediação das aprendizagens. Nesse sentido, vamos apresentar uma experiência realizada com 10 futuros professores de Lingua Materna (Português) na disciplina semestral de Educação Multimédia levada a cabo no corrente ano lectivo de 2007/2008. Em grupo, os alunos planificaram e publicaram online uma unidade curricular em que uma (ou várias) ferramentas da Web 2.0. eram exploradas desde o ponto de vista pedagógico/didáctico. A apresentação e análise dos três projectos desenvolvidos bem como a opinião dos alunos sobre a experiência constituem o foco deste artigo.


Palavras-chave: Web 2.0, formação de professores, Lingua Materna


--
COUTINHO, C. P. (2009). Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português. In <i>Educação, Formação & Tecnologias; </i>vol.2 (1); pp. 75-86, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Coutinho, C. P. (2022). Tecnologias web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(1), 75–86. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/47

Edição

Secção

ARTIGOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)