Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História

Autores

  • Armando Oliveira
  • Eduardo Luís Cardoso

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem, ensino básico, História, Moodle

Resumo

"Num contexto nacional de adopção da plataforma Moodle pelas Escolas portuguesas torna-se particularmente relevante avaliar a concepção, desenvolvimento e exploração de ambientes de aprendizagem nas várias áreas disciplinares e identificar boas práticas para a comunidade educativa.
Apresentam-se resultados de um trabalho de investigação - acção que sistematizou a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no Moodle para o Ensino da História no nono ano do Ensino Básico. Foi desenvolvido um projecto de ensino sócio-construtivista que seguiu estratégias activas que promovessem a exploração, colaboração e reflexão dos estudantes. Recorreu-se à implantação de um regime de ensino em b-learning que potenciou as ferramentas de trabalho e colaboração fornecidas pelo sistema Moodle.
Concluímos este trabalho com a identificação de estratégias e abordagens pedagógicas que promoveram, em particular, uma participação e colaboração acrescida e significante, bem como uma construção de conhecimento apoiada por novas dimensões de comunicação entre os alunos e com o professor.


Palavras-chave: ambiente virtual de aprendizagem, ensino básico, História, Moodle.


--
OLIVEIRA, A. & CARDOSO, L. E. (2009). Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História. In <i>Educação, Formação & Tecnologias;</i> vol.2 (1); pp. 58-74, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Oliveira, A., & Cardoso, E. L. (2022). Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(1), 58–74. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/46

Edição

Secção

ARTIGOS