Com os outros aprendemos, descobrimos e... construímos - um projecto colaborativo na plataforma Moodle.

Autores

  • Vicência Maio
  • Fernando Campos
  • Maria Elvira Monteiro
  • Maria João Horta

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa, plataforma de gestão de aprendizagem, comunidade de aprendizagem

Resumo

"O presente artigo aborda a utilização de uma plataforma de aprendizagem (Moodle) em contexto educativo e descreve uma experiência pedagógica que decorreu no ano lectivo 2007/2008 onde participaram três turmas (do 8º, 9º e 12º anos) de duas Escolas Portuguesas. Enquanto exemplo de integração da plataforma Moodle nas práticas educativas ao nível dos ensinos básico e secundário, o projecto aqui relatado foi assumidamente orientado para a construção de uma comunidade virtual de aprendizagem, com base em propostas pedagógicas centradas em temáticas transversais e com recurso a ferramentas colaborativas. Inspirado num modelo de aprendizagem colaborativa, proposto por diversos autores, foi desenhado um ambiente virtual de aprendizagem que contribuísse não só para potenciar a integração da tecnologia ao serviço da aprendizagem em alguns domínios curriculares, mas também para desenvolver nos alunos competências transversais baseadas na colaboração.


Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; plataforma de gestão de aprendizagem; comunidade de aprendizagem.


--
MAIO, Vicência;  CAMPOS, Fernando; MONTEIRO, Maria Elvira & HORTA, Maria João (2008). Com os outros aprendemos, descobrimos e... construímos - um projecto colaborativo na plataforma Moodle. In <i>Educação, Formação & Tecnologias;</i> vol.1(2); pp. 21-31, Novembro de 2008, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Maio, V., Campos, F., Monteiro, M. E., & Horta, M. J. (2022). Com os outros aprendemos, descobrimos e. construímos - um projecto colaborativo na plataforma Moodle. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(2), 21–31. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/34

Edição

Secção

ARTIGOS