Integração Curricular das Tecnologias Educativas no Ensino da Língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita

Autores

  • Paulo Faria

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, blogue, ferramentas digitais, literacias, escrita, leitura, avaliação, colaboração

Resumo

"A integração de ferramentas digitais na sala de aula na era da web 2.0 diversifica os recursos, permite a colaboração entre pares, confere centralidade ao aluno e proporciona-lhe um enriquecimento disciplinar, transdisciplinar e cívico. Para isso, é indispensável uma planificação adequada dos recursos a utilizar e da sua articulação transparente com os conteúdos.
Neste contexto, e com a brevidade característica de um artigo: i) reconhecemos a importância de uma alteração dos quadros teóricos e metodológicos no processo ensino-aprendizagem, ao nível do desenvolvimento de competências básicas no domínio da Língua Portuguesa; ii) apresentamos o blogue Língua Portuguesa salientando a sua contribuição para aumentar e melhorar a leitura e escrita de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.


Palavras-chave: Língua Portuguesa, blogue, ferramentas digitais, literacias, escrita, leitura, avaliação, colaboração.


--
FARIA, Paulo (2008). Integração Curricular das Tecnologias Educativas no Ensino da Língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita. In <i>Educação, Formação & Tecnologias;</i> vol.1 (2); pp. 11-20, Novembro de 2008, disponível no URL: http://eft.educom.pt
--"

 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Faria, P. (2022). Integração Curricular das Tecnologias Educativas no Ensino da Língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(2), 11–20. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/33

Edição

Secção

ARTIGOS