Experiência gamificada como estratégia educacional sobre obesidade para acadêmicos em nutrição

Autores

  • Ana Priscila da Silva Veras Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde (PGCTS/UnB), Faculdade de Ceilândia, Brasília, Brasil
  • Kerolyn Ramos Garcia Universidade de Envelhecer da Universidade de Brasília (UniSER/UnB), Faculdade de Ceilândia, Brasília, Brasil
  • Priscila Borges de Faria Arquelau Faculdade Anhanguera de Valparaíso, Valparaíso de Goiás, Brasil
  • Leonardo Costa Pereira Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde (PGCTS/UnB), Faculdade de Ceilândia, Brasília, Brasil
  • Eliana Fortes Gris Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde (PGCTS/UnB), Faculdade de Ceilândia, Brasília, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13120801

Palavras-chave:

metodologia ativa, jogos digitais, hábitos alimentares, ensino

Resumo

A obesidade caracteriza-se como um desafio para a saúde pública mundial e está associada a diversas complicações para a saúde humana, como doenças cardiovasculares e diabetes. Diferentes estratégias têm sido apontadas pela literatura para a prevenção e tratamento da obesidade, destacando-se a necessidade de abordagens holísticas. Neste contexto, a experiência gamificada no âmbito educacional surge como uma abordagem que integra elementos lúdicos e características de jogos no processo de aprendizagem, visando engajar o participante em busca de um aprendizado mais envolvente. Este estudo teve como objetivo verificar o efeito do uso de um quiz criado por meio da plataforma Quizizz como experiência gamificada como estratégia de aprendizagem sobre obesidade e hábitos alimentares para estudantes de nutrição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a metodologia de Taquette e Minayo (2015) para análise de conteúdo, e quantitativa para análise de frequência das categorias. A experiência gamificada em formato de quiz foi aplicada como intervenção digital, visando a comparação da metodologia ativa do processo de ensino e aprendizagem frente a uma metodologia tradicional. Os resultados apresentam sinais de melhora na aprendizagem dos conteúdos nas duas abordagens (digital e tradicional), com progresso no vocabulário dos discentes e maior entendimento das perguntas propostas sobre hábitos alimentares e obesidade no momento pós-teste. Concluiu-se que a experiência gamificada, enquanto metodologia ativa, teve efeito positivo como estratégia de aprendizagem sobre obesidade e hábitos alimentares para estudantes de nutrição, e tem o potencial de contribuir para a ressignificação do ensino e melhoria do conhecimento. Sugere-se a sua associação com a metodologia tradicional de ensino, visto que este método permanece importante no processo educacional.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Silva Veras, A. P. da ., Ramos Garcia, K. ., Borges de Faria Arquelau, P. ., Costa Pereira, L., & Fortes Gris, E. (2024). Experiência gamificada como estratégia educacional sobre obesidade para acadêmicos em nutrição. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 12(1), 35–62. https://doi.org/10.5281/zenodo.13120801

Edição

Secção

ARTIGOS