Professores envolvendo pais nos trabalhos de casa de ciências naturais: uma experiência usando a web

Autores

  • Josefa Lemos Lopes
  • João Paiva

Palavras-chave:

Aluno, Internet, Envolvimento Parental, TIPS

Resumo

"Este estudo enquadra-se na relação entre a escola e a família, contextualizada na disciplina de Ciências da Natureza, no terceiro ciclo do ensino básico, usando algumas potencialidades das TIC.
Seguindo a metodologia criada por Joyce Epstein, “Teachers Involve Parents in Schoolwork” (TIPS), criámos e experimentámos actividades envolvendo os pais nas tarefas de casa de Ciências da Natureza. Algumas destas actividades envolveram também o uso da Internet pelos alunos e respectivos parceiros familiares. Tentámos percepcionar e compreender como a colaboração dos pais na aprendizagem dos seus filhos pode ou não trazer motivação e sucesso para o aluno. A elaboração das TIPS em Ciências Naturais usando a web, que denominámos TIPS – UW, teve por finalidade averiguar a possível eficiência desta metodologia para alunos que dominam as novas tecnologias.
Para avaliar o estudo de impacto destas actividades envolvendo pais e alunos, recorreu-se a um método essencialmente qualitativo, baseado na técnica de entrevista.
As TIPS criadas revelaram-se interessantes, viáveis e de grande potencial para o ensino das Ciências Naturais. Por outro lado, parecem promover as relações afectivas pais-alunos e o envolvimento da família na escola.
Os resultados revelaram também que a unidade explorada no âmbito desta investigação, o sistema respiratório, pode beneficiar de estratégias de ensino baseadas no acompanhamento dos pais e em recursos digitais (TIPS-UW). 
O trabalho empreendido encoraja-nos a continuar e a recomendar à comunidade educativa a utilização destas estratégias, com vista a uma aproximação das famílias à realidade escolar, à promoção da educação em geral e do ensino das ciências, em particular.


Palavras-Chave: Aluno, Internet, Envolvimento Parental, TIPS.


---
LOPES, J. L. & PAIVA, J. (2008). Professores envolvendo pais nos trabalhos de casa de ciências naturais: uma experiência usando a web. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol. 1(1), pp.116-136. Disponível em http://eft.educom.pt
---"

 

Publicado

2008-05-31

Como Citar

Lopes, J. L., & Paiva, J. (2008). Professores envolvendo pais nos trabalhos de casa de ciências naturais: uma experiência usando a web. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(1), 116–136. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/24

Edição

Secção

ARTIGOS