Análise Bibliométrica da Revisão Sistemática da Literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining focados na Predição de ocorrências no Sistema Educacional
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13124179Palavras-chave:
learning analytics, Educational Data Mining, predição de ocorrências, análise bibliométrica, sistema educacionalResumo
A partir de um mapeamento sistemático da literatura sobre Learning Analytics e Educational Data Mining, verificou-se suas contribuições para a predição de ocorrências no contexto educacional. Usou-se como fonte os repositórios Web of Science e Scopus, tendo sido identificados 189 artigos entre 2018 e 2022. Após a aplicação de critérios de exclusão e de inclusão, foram selecionados e analisados 41 artigos. Os resultados mostram uma tendência evolutiva na utilização dessas temáticas no contexto educacional. Além disso, verificou-se uma variedade de ferramentas e recursos utilizados na aplicação de modelos e no desenvolvimento de soluções preditivas, cujo objetivo é apoiar a produção de novos métodos e a aplicação de estratégias para a melhoria de resultados educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.