O e-Learning no Ensino Superior: um caso de estudo

Autores

  • José Magano
  • António V. Castro
  • Carlos Vaz de Carvalho

Palavras-chave:

ensino superior, processo de Bolonha, e-learning

Resumo

"A introdução de e-learning no Ensino Superior é um processo com alguma sistematização e algum sucesso a nível mundial. Mesmo em Portugal a generalidade das Instituições de Ensino Superior apresenta já iniciativas de e-learning embora o âmbito das mesmas seja extremamente diverso e sendo poucas as que promovem efectivamente alternativas reais de aprendizagem baseadas em tecnologias de informação e comunicação. Pelo contrário, estas iniciativas centram-se essencialmente no uso das plataformas de e-learning no apoio documental às disciplinas académicas presenciais. O carácter exploratório da iniciativa de e-learning do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET), um Instituto do Ensino Superior Politécnico privado, tem características próprias que promovem o seu interesse científico e académico. Por um lado, porque a iniciativa decorre da visão estratégica do Instituto e da necessária adequação da sua prática académica ao paradigma de Bolonha. Por outro lado, porque a sua dimensão (número de alunos, professores e cursos) permitiu uma abordagem holistica, com uma avaliação permanente de todo o processo. Este artigo descreve precisamente essa avaliação ao longo do semestre inicial de arranque em que se procedeu à disponibilização de ambientes online para a totalidade do corpo de disciplinas oferecidas no ISCET e à definição dos modelos pedagógicos adaptados às especificidades de cada disciplina.

Palavras-Chave: ensino superior, processo de Bolonha, e-learning.

---
MAGANO, J., CASTRO, A. V., & VAZ DE CARVALHO, C. (2008). O e-Learning no Ensino Superior: um caso de estudo. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol. 1(1), pp. 79-92. Disponível em http://eft.educom.pt.
---"

Downloads

Publicado

2008-05-31

Como Citar

Magano, J., V. Castro, A., & Vaz de Carvalho, C. (2008). O e-Learning no Ensino Superior: um caso de estudo. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(1), 79–92. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/21

Edição

Secção

ARTIGOS