Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico

Autores

  • Maria José Carvalho
  • António Valente de Andrade

Palavras-chave:

Matemática, Carmate, Aprendizagem, Construtivismo, Autonomia

Resumo

"Este artigo tem por base uma investigação sobre a implementação de ambientes de ensino e aprendizagem mais ricos, criadores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitam aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar e relacionar logicamente. A Geometria é um tema que potencia o desenvolvimento de tais capacidades, sendo os Ambientes de Geometria Dinâmica, como o Compass and Ruler, vistos como poderosos instrumentos de ensino deste tema. Neste estudo, pretendeu-se eleger as potencialidades deste software, entendido como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, no que respeita quer ao desempenho matemático, quer às atitudes dos alunos.
O objetivo base desta investigação consistiu em averiguar a eficiência de um Ambiente de Aprendizagem on line para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning, ancorado no site “carmate” (http://carmate.weebly.com), cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas, numa perspetiva colaborativa visando o desenvolvimento da autonomia.
O recurso ao software e ao site “carmate” na resolução das tarefas de investigação/exploração, permitiu aos alunos participarem mais ativamente no seu processo de aprendizagem, enquanto construtores do seu próprio conhecimento. Eles tomaram decisões, conduziram investigações, fizeram descobertas, trabalharam cooperativamente e interagiram entre si. Ao trabalharem com o computador, tornaram-se mais ativos e enriqueceram a sua aprendizagem, melhorando os seus resultados e a sua predisposição para a Matemática.
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Palavras-chave: Matemática, Carmate, Aprendizagem, Construtivismo, Autonomia.
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ABSTRACT:

This article is based on a research about the implementation of teaching and learning environments, which are richer and inductive of more stimulating and challenging contexts, that allow students to develop their capacity to explore, conjecture, reason and relate logically. Geometry is a subject that enhances the development of such capabilities, and the Dynamic Geometry Environments such as the Compass and Ruler, are seen as effective tools to teach this subject. In this study we intended to elect the potential of this software as a mediator in teaching / learning of geometry process, regarding both the mathematical performance and the students' attitudes.
The Basic objective of this investigation was to determine the efficiency of the learning environment for elementary schools, using a blended learning approach, based on the site carmate, whose construction is based on constructivist learning theories, in a collaborative approach that aims at an autonomous development.
In the experiment, software and site allowed the students to participate more actively in the learning process, as builders of their own knowledge: they took decisions, conducted investigations, made discoveries, worked cooperatively and interacted with one another. By using the computer, they became more active and enriched their learning, improving their results and their willingness to mathematics.
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Keywords: Mathematics, Carmate, Learning, Constructivism, Autonomy.
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Para citar este texto:
Carvalho, M. J. & Andrade, A. M. (2012). Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (1), 62-71 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Carvalho, M. J., & de Andrade, A. V. (2022). Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 5(1), 62–71. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/126

Edição

Secção

ARTIGOS