Adaptação transcultural de um questionário sobre competências e atitudes relativas aos computadores e à web: relação, predição e diferença

Autores

  • Idalina Jorge

Palavras-chave:

Atitudes relativas aos computadores e à Internet, competências de utilização dos computadores, competências de utilização da Internet

Resumo

"Neste artigo referem-se os fundamentos e procedimentos adoptados para adaptar um questionário de atitudes face aos computadores e à Internet. A partir de um questionário concebido por Liaw (2002) em língua inglesa, utilizaram-se os procedimentos habituais na adaptação de um instrumento de medida já existente: tradução, adaptação para o idioma alvo e determinação das qualidades psicométricas, no que se refere a questões de validade e de precisão. A avaliação das competências e atitudes face aos computadores e à Internet é hoje considerada relevante na selecção e preparação dos recursos humanos e de estudantes em cursos a distância, de participantes em acções de formação que recorram às TIC como ferramenta de trabalho. Por isso, construir e/ou adaptar instrumentos que nos permitam medir com precisão estas dimensões, torna-se de crucial importância, uma vez que o recurso à Internet em situações de formação é cada vez mais frequente. Os resultados da aplicação da versão portuguesa indicam que existem diferenças significativas nas atitudes relacionadas com os computadores e a Internet em algumas variáveis demográficas, mas não em todas elas, que existe uma forte correlação entre as duas escalas de atitudes, relativas aos computadores e à Internet, que o tempo de utilização da Internet e o tempo de utilização de um processador de texto são as experiências com maior influência nas atitudes em relação aos computadores e à Internet e que quanto maior é a experiência, mais favoráveis são as atitudes.
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Palavras-chave: Atitudes relativas aos computadores e à Internet, competências de utilização dos computadores, competências de utilização da Internet.
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ABSTRACT:
This study describes both the grounds and the procedures employed, in order to adapt a computer and Web attitudes survey. The original survey was designed by Liaw (2002), in English. The standard procedures of adapting an existing survey, such as translation, adaptation to the target language and determination of the psychometric qualities, were followed, to determine validity and accuracy issues. The evaluation of skills and attitudes towards computers and the Web is relevant in the selection and training, both of staff and students in distance learning courses and workshops, whose participants need some kind of ICT training.
Since the use of computers and the Web in training and educational settings is increasingly common, either designing or adapting a survey that accurately measures both computers and Web attitudes is relevant. The results of the Portuguese version of Liaw’s CWAS (computers and Internet attitude survey) indicate that 1) there are significant differences in attitudes towards computers and the Web related to some demographic variables, but not to all of them, 2) there is a strong correlation between the two scales of attitudes relating to computers and the Web, 3) the experiences with a word processor and with the Web are the predictors of attitudes toward computers and the Web 4) the greater the experience, the more favorable the attitudes, and 5) Liaw´s CWAS proved to be factorially complex, but rather reliable
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Keywords: computer attitudes; computer skills, survey; Web attitudes; Web skills.
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Para citar este artigo:
Jorge, I. (2011). Adaptação para a língua portuguesa de um questionário sobre competências e atitudes relativas aos computadores e à Internet: relação, predição e diferença. Educação, Formação & Tecnologias, 4(1), 88-101 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Jorge, I. (2022). Adaptação transcultural de um questionário sobre competências e atitudes relativas aos computadores e à web: relação, predição e diferença. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 4(1), 88–101. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/106

Edição

Secção

ARTIGOS