Jovens, telemóveis e escola

Autores

  • Eduarda Ferreira
  • Irene Tomé

Palavras-chave:

m-Learning, telemóveis, jovens, contexto educativo

Resumo

"A presença generalizada do telemóvel na vida das pessoas veio alterar de forma significativa os estilos de vida da sociedade actual. Em particular para os jovens, a ubiquidade do telemóvel e a sua utilização frequente fazem desta tecnologia um elemento central das suas vidas. Em contextos informais de aprendizagem, os jovens utilizam os telemóveis de forma intensiva e multifacetada, recorrendo a diferentes funcionalidades, gerindo diversos media e diferentes representações de informação, frequentemente de forma colaborativa. No entanto, a escola permanece como o último reduto na resistência à sua utilização. Porque não utilizar todo o potencial tecnológico e motivacional dos telemóveis na educação formal? Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização de telemóveis em contexto escolar. O seu objectivo é identificar e analisar as funcionalidades que os jovens já utilizam nos seus telemóveis e propor aplicações educativas com base nessas utilizações.
--
Palavras-chave: m-Learning, telemóveis, jovens, contexto educativo.
--
Para citar este texto:
Ferreira, E. & Tomé, I. (2010). Jovens, telemóveis e escola. <i>Educação, Formação & Tecnologias, </b>n.º extra, 24-34. http://eft.educom.pt.
--"

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Ferreira, E., & Tomé, I. (2022). Jovens, telemóveis e escola. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 3(Extra), 24–35. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/68

Edição

Secção

ARTIGOS