Ensino Mediatizado no ensino recorrente da região autónoma dos Açores – Perspectivas de desenvolvimento

Autores

  • Sérgio Ferreira
  • Eduardlo Luís Cardoso

Palavras-chave:

Avaliação, e-learning, ensino a distância, educação de adultos

Resumo

"No ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem à problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade, compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do e-learning. O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se, de forma mais efectiva, fora da Região.


Palavras-chave: Avaliação, e-learning, ensino a distância, educação de adultos.


--
FERREIRA, Sérgio & CARDOSO, Luís Eduardo (2009). Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento. In <i>Educação, Formação & Tecnologias;</i> vol.2 (1); pp. 110-119, Maio de 2009, disponível no URL: http://eft.educom.pt.
--"

 

Downloads

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Ferreira, S., & Cardoso, E. L. (2022). Ensino Mediatizado no ensino recorrente da região autónoma dos Açores – Perspectivas de desenvolvimento. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 2(1), 110–119. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/52

Edição

Secção

ARTIGOS