A influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos: uma experiência no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • Armanda Marques
  • Bento Duarte da Silva
  • Natália Marques

Palavras-chave:

Edutainment, videojogos, rendimento escolar

Resumo

"Este artigo integra-se na perspectiva do conceito de Edutainment, ao associar a educação e entretenimento através do uso dos videojogos no ensino-aprendizagem. Procuramos contribuir para o esclarecimento da relação do uso dos videojogos e rendimento escolar. A investigação decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010 numa escola básica, com alunos do 2º e 3º ciclos. Optámos pela metodologia de survey, visando averiguar os hábitos de estudo e de jogo dos alunos, a sua relação com o rendimento académico, e observar as atitudes e comportamentos no uso do videojogo Campus – Vida Universitária. Os resultados mostram que a generalidade dos alunos são utilizadores assíduos de videojogos, e que este uso não é prejudicial para a aprendizagem. No entanto, as atitudes perante o jogo divergem consoante o rendimento escolar: os alunos de rendimento escolar mais elevado têm mais autonomia, interesse e concentração na realização de tarefas, podendo concluir-se que estas duas práticas aliadas – estudar e jogar – se complementam.
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Palavras-chave: Edutainment, videojogos, rendimento escolar.
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ABSTRACT:
This article arises from the perspective of the concept of Edutainment, by combining education and entertainment through the use of video games in teaching and learning. We focus on contributing to clarify the relation between the use of video games and school performance. The research took place over the year of 2009/2010 at an elementary school with students from second and third grades. We chose the survey methodology to investigate both the students’ studying and gaming habits and the relationship with educational performance, as well as to observe the students’ attitudes and when using the videogame Campus – Vida Universitária. The results show that the majority of students are assiduous users of video games, and that this use is not detrimental to learning. However, their attitudes over the game differ depending on the school performance: students of higher academic performance are more autonomous and interested in tasks, which let us suppose that these two practices combined - to study and play - are complementary.
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Keywords: Edutainment, video games, school performance.
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Para citar este artigo:
Marques, A., Silva, B. D., & Marques, N. (2011). A Influência dos Videojogos no Rendimento Escolar dos Alunos: Uma Experiência no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico. Educação, Formação & Tecnologias, 4(1), 17-27 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Marques, A., da Silva, B. D., & Marques, N. (2022). A influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos: uma experiência no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 4(1), 17–27. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/101

Edição

Secção

ARTIGOS