Modelo de fluxos de comunicação para sistemas colaborativos de objetos de aprendizagem

Auteurs

  • Lúcia Moreira
  • Fernando Ramos

Mots-clés :

agentes de comunicação, fluxos comunicacionais, objetos de aprendizagem, e-learning, interação, modelo de fluxo de comunicação, formação profissional

Résumé

"Este artigo apresenta uma proposta de modelo de fluxos de comunicação como suporte à definição de um sistema de objetos de aprendizagem para cenários de formação profissional. Esta investigação centra-se na identificação do potencial dos fluxos e agentes de comunicação, como um contributo efetivo para o desenho de sistemas digitais de comunicação de suporte à atividade da formação profissional.
Como resultado da investigação efetuada, propõe-se que a análise das relações que se estabelecem entre os agentes em sistemas de aprendizagem, baseados em objetos de aprendizagem, se centre na interação entre agentes, focada em diferentes dimensões do fluxo comunicacional que a suporta, nomeadamente, padrão, contexto, domínio, nível, categoria, direção e iniciativa. Esta proposta baseia-se no princípio de que os novos contextos digitais de aprendizagem devem ser capazes de disponibilizar mecanismos funcionais de comunicação ajustados ao ambiente pretendido e adaptados aos agentes do processo. Toda esta dinâmica situa-se num cenário orientado à aprendizagem autorregulada, à colaboração e à pesquisa de informação; fatores que permitem o desenvolvimento de espaços que fomentam a personalização da formação em função das necessidades e perfis dos utilizadores, explorando novas dinâmicas para os canais de comunicação já conhecidos nestes contextos.

Palavras-chave: agentes de comunicação, fluxos comunicacionais; objetos de aprendizagem; e-learning; interação; modelo de fluxo de comunicação; formação profissional.

Model communication flows for collaborative learning object systems.

Abstract:

This article presents a proposal for a communication fluxes’ model to support the definition of a system of learning objects in professional training scenarios. This investigation focuses on indentifying the potential of communication fluxes and agents, as an effective contribution to the design of digital communication systems that support professional activities.
In result of the conducted research, one proposes that the analysis of the relations established between agents in learning systems, based on learning objects, centers on the agents’ interaction, focused on different dimensions of the communication flux that supports it, namely, pattern, context, domain, level, category, direction and initiative. This proposal is based on the assumption that the new digital learning contexts must be able to offer functional communication mechanisms that are adjusted to the desired environment and adapted to the agents in the process. All this dynamics is set in a scenario oriented towards self-regulated learning, collaboration and information research, factors which allow the development of spaces that promote the training’s customization according to users’ needs and profiles, exploring new dynamics in communication channels that are already known in these contexts.

Keywords: communication flows; communication actors, learning object; e-learning; interaction; communication fluxes´model; professional training; self-regulated learning."

Publiée

2022-08-02

Comment citer

Moreira, L., & Ramos, F. (2022). Modelo de fluxos de comunicação para sistemas colaborativos de objetos de aprendizagem. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 7(2), 53–73. Consulté à l’adresse http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/170

Numéro

Rubrique

ARTIGOS