Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro
Palavras-chave:
Universidade de Aveiro, b-learning, educação a distância, e-learning, avaliaçãoResumo
"O presente artigo apresenta, de forma resumida, um estudo de avaliação da metodologia b-learning no curso de Mestrado em Multimédia em Educação, edição 2007/2009, da Universidade de Aveiro, Portugal, que constituiu tema de uma dissertação de Mestrado. A investigação efectuada recorreu a dois instrumentos de recolha de dados: registos dos fóruns de discussão e dos blogues centrais das unidades curriculares, cuja análise de conteúdo permitiu identificar potenciais aspectos da metodologia b-learning a justificarem atenção especial; questionários que permitiram recolher dados, de uma forma mais precisa, sobre a percepção de alunos e de professores relativamente a vários indicadores.
Os resultados desta investigação, cujo principal objectivo é contribuir para a melhoria das condições de ensino/aprendizagem no Ensino Superior em contextos de utilização da metodologia b-learning e, em particular, na Universidade de Aveiro, permitem concluir que a metodologia se adequou bem às características e expectativas dos participantes, na sua maioria professores de diferentes níveis de ensino; no entanto justifica-se, corroborando aliás outros autores, atenção em relação a aspectos como a necessidade de preparação prévia dos docentes e discentes, a necessidade de melhoria contínua dos serviços disponibilizados pela plataforma tecnológica de suporte, a vantagem em controlar o ritmo de eventos nas comunidades de aprendizagem e a utilidade de estratégias que limitem a sobrecarga informacional dos discentes.
--
Palavras-chave: Universidade de Aveiro, b-learning, educação a distância, e-learning, avaliação.
--
ABSTRACT
This article summarizes a research study that aimed to evaluate the b-learning methodology adopted in the Master in Multimedia in Education (2007/2009 edition) from the University of Aveiro, Portugal, which was the subject of a master dissertation (Silva, 2009). This research relied on two research tools for data gathering: discussion records from the forums and blogs of the central subjects, whose content analysis identified potential aspects of b-learning methodology requiring special attention; questionnaires to collect more precise data on the students and teachers´ perceptions on a wide range of relevant indicators. The results of this research, whose main objective is to contribute to the improvement of teaching and learning in higher education using b-learning methodology, in particular, at the University of Aveiro, showed that the methodology was well adapted to the characteristics and expectations of participants (mostly teachers from different levels of education). However, some topics of concern were also identified: the need for continuous improvement of the services provided by the technological platform support; the advantage in controlling the pace of the learning communities events; and the adoption of strategies that limit the students´ informational overload.
--
Keywords: University of Aveiro (Portugal), b-learning, distance learning, e-learning, evaluation.
--
Para citar este texto:
Silva, A. B. & Ramos, F. (2010). Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro. Educação, Formação & Tecnologias, 3(2), 71-81. 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."