A Transformação Digital do Ensino Superior em Portugal: breves notas a partir de alguns pontos de vista
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8172046Palavras-chave:
transformação digital, ensino superior, política educativaResumo
Neste curto texto pretende-se partilhar breves reflexões sobre alguns aspetos relevantes no contexto da transformação digital do Ensino Superior, nos planos da legislação, dos desafios da evolução tecnológica, da formação de recursos humanos e da dinâmica das instituições. A linha de pensamento que estrutura o texto baseia-se na constatação de que existe uma tensão dialética permanente entre a evolução tecnológica e a adoção das inovações pelas instituições e pelos docentes, mas que o curso dessa história pode, e deve, ser influenciado pelas opções feitas, nomeadamente, pelo poder político, em determinados momentos. É o caso do momento presente, em que a reflexão em curso sobre a avaliação e atualização do RJIES se constitui como uma oportunidade de homogeneização do edifício jurídico que enforma o Ensino Superior nacional, no qual o ensino ministrado a distância se enquadra, o que seria um sinal claro de alinhamento de aposta na convergência europeia para o que a Comissão Europeia designa por Digital Education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.