Sobre a Revista

Carta de Missão

maio de 2022

A revista Educação, Formação & Tecnologias (EFT) é uma das principais linhas de atividade da EDUCOM, promovendo a visibilidade da investigação na educação digital e do seu potencial impacto em todos os níveis de ensino e na educação ao longo da vida.

Por esta razão, é missão da EFT valorizar a investigação no domínio da Educação Digital, na procura da melhoria e da inovação nas áreas da Educação Aberta e em Rede; da Formação Vocacional e Profissional; e das Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem.

Um espaço de diálogo e partilha científica como este constitui um dos maiores desafios para a promoção da cultura de inovação na educação, através da construção de novas abordagens e formas de intervenção social e cognitiva, as quais assumimos na missão e projeto da revista.

A Educação Digital é a expressão de uma comunicação líquida, porque se faz em rede, com flexibilidade temporal nos planos social, cognitivo e emocional, e sem os limites do espaço físico.

Neste sentido, o digital tem como princípio a educação aberta e em rede: constitui o seu suporte, pois valoriza a comunidade virtual em todas as suas dimensões e, em particular, a inclusão na aprendizagem e desenvolvimento no processo de construção do conhecimento em rede.

É este o foco da análise e da discussão que afirmamos como princípio orientador da revista.

Falamos, assim, da comunidade que encontra no espaço digital a configuração da nova proximidade para a interação social, cultural e cognitiva que sempre esteve e estará na base do pensamento partilhado para a criação da identidade do grupo, quer este esteja baseado na geografia do território, como no passado, ou na rede de aprendizagem, como se afirma no presente e futuro das redes de conhecimento.

A aprendizagem centrada na reprodução serviu o pensamento socioeconómico no passado, o qual ainda mantém, apesar de tudo, a dinâmica das suas linhas orientadoras de desenvolvimento em algumas práticas na sociedade contemporânea.

Deste modo, parte do pensamento sobre a sociedade digital é ainda herdeiro dos princípios da reprodução construída na lógica da transmissão.

Assumimos que a aprendizagem não pode ser condicionada a um processo de reprodução mas, pelo contrário, deverá ser observada na inovação e criação. Esta é a grande diferença que a investigação no domínio apresenta entre as abordagens clássicas e as contemporâneas para a orientação da educação aberta e em rede.

Por esta razão, temos de afirmar uma nova voz pública, social e cognitiva, para perceber e compreender a mudança para a sociedade digital na educação aberta, em rede e ao longo da vida.

A Educação Digital para enfrentar os desafios da mudança e da inovação num espaço de liberdade do pensamento e de criação do conhecimento em rede.

A sociedade em rede, pela sua natureza, é geradora da diversidade do pensamento, mas jamais poderá acolher atos contra a liberdade nos processos de inovação, na cultura, na ciência e na tecnologia.

A liberdade de pensamento é assim assumida pela EFT – Revista Educação, Formação & Tecnologias, como o princípio fundamental para a construção dos cenários e contextos de inovação, criação e difusão de conhecimento na Educação Digital.

Política de Acesso Aberto

A revista Educação, Formação & Tecnologias (EFT) é uma revista de Acesso Aberto (Libre Open Access), estando os seus conteúdos sujeitos ao licenciamento Creative Commons CC BY-NC-SA.