U-TRACER®: Uma Plataforma de Registo e Partilha de Informação sobre o Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior
Palabras clave:
Ensino Superior, Projeto TRACER, Tecnologias da Comunicação, U-TRACERResumen
"Este artigo apresenta a plataforma U-TRACER®, desenvolvida no âmbito do projeto TRACER-Uso das Tecnologias de Comunicação no Ensino Superior Público Português, realizado no período de 2011-2014 envolvendo uma equipa de investigação multidisciplinar das áreas de Educação e de Ciências e Tecnologias da Comunicação. A plataforma U-TRACER® foi concebida e desenvolvida com o objetivo de permitir recolher, sistematizar e disponibilizar, utilizando técnicas de visualização de informação, dados sobre a utilização de Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior público Português, considerada relevante para decisores, docentes, investigadores e estudantes. A plataforma permite a visualização de dados relativos a uma instituição de Ensino Superior específica ou a um conjunto de instituições, com base em critérios institucionais, geográficos, temporais e temáticos. O artigo descreve a organização e as principais funcionalidades da plataforma U-TRACER®, os principais resultados da validação realizada e apresenta, ainda, algumas considerações finais relacionadas com a sustentabilidade da plataforma.
Palavras-chave: Ensino Superior, Projeto TRACER, Tecnologias da Comunicação, U-TRACER.
U-TRACER®: A Platform for recording and sharing information on the use of communication technologies in Higher Education
Abstract:
This paper presents the U-TRACER® platform developed under the TRACER project (Use of Communication Technologies in the Portuguese Public Higher Education), held in the period 2011-2014 involving a multidisciplinary research team in the areas of Education and Communication Sciences and Technologies. The U- TRACER® platform was designed and developed with the purpose of enabling collect, systematize and disseminate, using data visualization techniques, information about the use of Communication Technologies in Portuguese Public Higher Education institutions considered relevant to decision makers, teachers, researchers and students. The platform allows the visualization of data from a specific Higher Education institution or from a set of institutions based on institutional, geographical, temporal and thematic criteria. This paper describes the organization and the main features of the U- TRACER® platform, the main results of the validation process and some final considerations concerning the sustainability of the platform.
Keywords: Communication Technologies, Higher Education, TRACER project, U-TRACER"