To be or not to be, the importance of Digital Identity in the networked society

Autores

  • Cristina Costa
  • Ricardo Torres

Palavras-chave:

Digital identity, networked society, digital literacy, knowledge workers

Resumo

"A emergência da web tem tido um impacto profundo a níveis diferentes da nossa sociedade. A web tem vindo a mudar a forma como os indivíduos interagem, partilham informação, aprendem e trabalham. Na economia do conhecimento actual, a ‘participatory media’ tem um papel fundamental nas interacções diárias das pessoas, que, cada vez mais, estão relacionadas com as tecnologias digitais. O termo ‘identidade digital’ está a tornar-se parte do nosso léxico e existência.
Este artigo explora alguns dos aspectos relacionados com as práticas e abordagens de professores no que toca ao uso de tecnologias web para criar a sua identidade digital dentro das redes sociais a que pertencem a fim de desenvolvem uma presença social que complemente os seus perfis profissionais e académicos. De facto, este artigo aponta para a necessidade de discutir a relação entre a presença social de um indivíduo online e a sua via profissional, uma vez que no mundo virtual ambas as facetas da nossa existência andam. muitas vezes par a par, ou até enterlaçadas.
Os autores discutem as questões que a web levanta acerca da identidade digital através de várias dicotomias - Identidade Digital: aberta e fechada, genuína ou falsa, única ou múltipla. A discussão é ilustrada com exemplos extraídos de projectos recentes onde questões relacionadas coma criação de identidade digital foram levantadas e postas em prática.
Este artigo incide sobre a importância da identidade digital na “Sociedade em Rede” actual , sendo o seu principal foco alguns cenários contemporâneos relativamente ao uso da web interactiva no que toca ao estabelecimento de uma presença social online. O artigo propõe explorar uma série de questões acerca das vantagens e implicações que os indivíduos enfrentam quando decidem desenvolver a sua identidade digital de forma consciente, discutindo assim as ideais de abertura, singularidade e integridade em relação à identidade digital daqueles que usam a web para esse fim.
Este artigo reflecte as ideias e práticas progressivas dos seus autores, tendo as conclusões aqui apresentadas sido extraídas de exemplos e situações reais de uma série de projectos relacionados com o tópico.
A questão que este artigo pretende levantar pode ser resumida de uma forma simples: se o individuo está alertado para as questões que a sua presença digital levanta e como a sua participação na web é gerida. Cabe ao indivíduo, como ‘Educador’, gerir a sua reputação e guiar outros a fazer o mesmo.
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Palavras-chave: Identidade digitaly, sociedade em rede, literacia digital, trabalhadores do conhecimento.
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ABSTRACT:
The emergence of the web has had a deep impact at different levels of our society, changing the way people connect, interact, share information, learn and work. In the current knowledge economy, participatory media seems to play an important part in everyday interactions. The term “digital identity” is becoming part of both our lexicon and our lives.
This paper explores some of the aspects regarding approaches and practices of educators, using web technologies to foster their digital identity within their networks and, at the same time, developing a social presence to complement their professional and academic profiles. In fact, we think it is imperative to discuss the relationship between our social presence and our professional life, as online the two are often intertwined.
We present the issues the web poses through dichotomies: open or closed, genuine or fake, single or multiple. We also comment on different approaches to these dichotomies through examples extracted from recent projects, drawing from user’s experiences in building their digital identities.
This paper looks at the importance of digital identity in the current networked society, by reviewing the contemporaneous scenario of the participatory web, raising a set of questions about the advantages and implication of consciously developing one’s digital identity, thus opening the discussion regarding openness, uniqueness and integrity in connection with one’s digital identity.
This paper is also a reflection of thinking and practice in progress, drawing from examples and real-life situations observed in a diversity of projects.
The issue could be reduced, perhaps, to whether one consciously becomes a part of the digital world or not, and how that participation is managed. It is up to us to manage it wisely, and guide knowledge workers in their journey to create theirs.
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Keywords: Digital identity, networked society, digital literacy, knowledge workers
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Para citar este texto:
Costa, C., & Torres, R. (2011). To be or not to be, the importance of Digital Identity in the networked society. Educação, Formação & Tecnologias, n.º extra, Abril de 2011, 47-53. http://eft.educom.pt."

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Costa, C., & Torres, R. (2022). To be or not to be, the importance of Digital Identity in the networked society. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 4(Extra), 47–53. Obtido de https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/97

Edição

Secção

ARTIGOS