Tecnologia e educação: novos (velhos) desafios
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8172346Palavras-chave:
educação mediada tecnologicamente, mediação digitalResumo
A pandemia covid19 trouxe adicionais desafios. Muito se tem escrito sobre o forçamento circunstancial que generalizou práticas de mediação digital e permitiu a muitos superar o rubicão tecnológico (Oliveira, Teixeira, Torres e Morais, 2021). O certo é que se aprendeu pouco. Os treinos e lastros de interação informática que poderiam ser vulgarizados e ter impacto nas organizações sociais e laborais, com preservação da qualidade de vida das cidades e até com contribuições verdes de sustentabilidade, constituem-se hoje como oportunidades perdidas. Vou mais longe: uma compreensível traumatização pós-covid trouxe a saudade nostálgica do presencial, do físico, do analógico, na escola. Esta lógico sentimento global acarreta uma certa “digitalfobia” na escola, que pode não estar a ajudar a educação digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 João Paiva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.