Tecnologia e educação: novos (velhos) desafios

Autores

  • João Paiva CIQUP, Institute of Molecular Sciences (IMS), Unidade de Ensino das Ciências, Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8172346

Palavras-chave:

educação mediada tecnologicamente, mediação digital

Resumo

A pandemia covid19 trouxe adicionais desafios. Muito se tem escrito sobre o forçamento circunstancial que generalizou práticas de mediação digital e permitiu a muitos superar o rubicão tecnológico (Oliveira, Teixeira, Torres e Morais, 2021). O certo é que se aprendeu pouco. Os treinos e lastros de interação informática que poderiam ser vulgarizados e ter impacto nas organizações sociais e laborais, com preservação da qualidade de vida das cidades e até com contribuições verdes de sustentabilidade, constituem-se hoje como oportunidades perdidas. Vou mais longe: uma compreensível traumatização pós-covid trouxe a saudade nostálgica do presencial, do físico, do analógico, na escola. Esta lógico sentimento global acarreta uma certa “digitalfobia” na escola, que pode não estar a ajudar a educação digital.

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Paiva, J. (2023). Tecnologia e educação: novos (velhos) desafios . EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 11(1), 61–67. https://doi.org/10.5281/zenodo.8172346

Edição

Seção

ARTIGOS