A digitalização da educação através do modelo Flipped Classroom

Autores

  • Teresa Ribeirinha Universidade do Minho, Portugal
  • Bento Silva Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8172404

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão dos resultados de um projeto de investigação, conduzido através de uma investigação-ação, para a implementação do Modelo Flipped Classroom (MFC) no processo de ensino e aprendizagem duma turma do ensino secundário, em contexto online. Mais concretamente, pretendeu-se analisar o impacto das atividades do currículo e a influência do papel do professor na experiência de aprendizagem dos alunos com a implementação do MFC. A reflexão teve por base os resultados obtidos em quatro artigos científicos publicados no âmbito do referido projeto de investigação. A reflexão mostra que a adaptação do MFC ao contexto online respeita os pilares FLIP definidos pela Flipped Learning Network (2014), promove o envolvimento do aluno com a sua aprendizagem e o desenvolvimento da sua autonomia. A experiência de aprendizagem dos alunos foi condicionada pelo modo de atuação do professor, sendo os aspetos mais determinantes o design da proposta e o feedback fornecido.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Ribeirinha, T., & Silva, B. (2023). A digitalização da educação através do modelo Flipped Classroom. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 11(1), 85–93. https://doi.org/10.5281/zenodo.8172404

Edição

Secção

ARTIGOS

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