A digitalização da educação através do modelo Flipped Classroom
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8172404Abstract
Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão dos resultados de um projeto de investigação, conduzido através de uma investigação-ação, para a implementação do Modelo Flipped Classroom (MFC) no processo de ensino e aprendizagem duma turma do ensino secundário, em contexto online. Mais concretamente, pretendeu-se analisar o impacto das atividades do currículo e a influência do papel do professor na experiência de aprendizagem dos alunos com a implementação do MFC. A reflexão teve por base os resultados obtidos em quatro artigos científicos publicados no âmbito do referido projeto de investigação. A reflexão mostra que a adaptação do MFC ao contexto online respeita os pilares FLIP definidos pela Flipped Learning Network (2014), promove o envolvimento do aluno com a sua aprendizagem e o desenvolvimento da sua autonomia. A experiência de aprendizagem dos alunos foi condicionada pelo modo de atuação do professor, sendo os aspetos mais determinantes o design da proposta e o feedback fornecido.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Teresa Ribeirinha, Bento Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.