Utilização da plataforma Moodle por docentes do ensino não superior: o caso da escola EB 2, 3 S. João de Deus
Mots-clés :
Desenvolvimento profissional dos professores, e-Learning, Formação em TIC, MoodleRésumé
"O presente estudo centra-se na análise da utilização da plataforma Moodle pelos professores de uma escola portuguesa dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico. O propósito principal da presente investigação foi o de caracterizar a realidade atual da utilização da plataforma Moodle na Escola EB 2, 3 S. João de Deus, situada em Montemor-o-Novo, durante o ano letivo de 2011/2012, bem como determinar as dimensões que mais se relacionam e explicam o seu aproveitamento pedagógico, no sentido de definir estratégias que visem melhorar essa utilização, numa perspetiva de inovação pedagógica e de estímulo a práticas interativas e construtivistas. As dimensões analisadas no presente estudo foram: 1) experiências de utilização do computador na atividade docente; 2) experiência de utilização da Internet; 3) formação na área das TIC e na plataforma Moodle. Foram desenvolvidas sessões de formação de caráter não formal na referida escola, sobre a utilização da Moodle e destinadas a todos os professores. As sessões de formação tiveram como objetivo contribuir para melhorar a utilização da Moodle pelos professores da escola. O estudo assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados, tendo envolvido os professores da escola, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que a utilização da Moodle é efetuada por uma minoria de professores e com pouca regularidade. Verificou-se igualmente que a utilização da Moodle é efetuada numa vertente de disponibilização de informação, não estando, por isso, a ser plenamente aproveitadas as potencialidades desta ferramenta, nomeadamente ao nível da comunicação e da colaboração. Verificou-se uma correlação forte entre as experiências de utilização do computador na atividade docente e a utilização da Moodle. Concluiu-se também que, comparadas as perceções dos professores que frequentaram a formação com os que não a frequentaram, a formação sobre a Moodle teve resultados positivos nas perceções dos professores sobre a plataforma.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional dos professores; e-Learning; Formação em TIC; Moodle.
Teachers using MOODLE: the case of “EB 2, 3 S. João de Deus” school
Abstract:
The aim of this study was to understand the acceptance of learning management systems (LMS) by basic school teachers and to investigate the instructional use of LMS, both for information and communication purposes in EB 2, 3 S. João de Deus, a second and third cycle school situated in the South of Portugal. The research was conducted during the school year of 2011/2012, and intended to understand the dimensions that best relate and explain the LMS pedagogical use. The predictive model includes computer use experience for teaching, experience using the Internet, ICT and Moodle and previous formal and informal training. Concurrent to the research, non-formal training sessions about Moodle’s usage, open to all teachers, were carried out in the school. The basis of the research is a survey conducted at the end of the school year 2011/2012. After performing satisfactory reliability and validity tests, the study was able to support all relationships among the variables. Furthermore, the collected data show that Moodle is still used by only a minority of the school´s teachers, and not with the desired frequency. It was equally found that Moodle is mainly used to share and provide information. Thus, all the platform tools designed for communication and collaboration and interaction are still to be fully used. A strong relation between the experience in computer use for teaching activities and Moodle usage was observed. It was also concluded that the training sessions on Moodle had a positive impact on the teachers’ awareness of the platform.
Keywords: E-Learning, e-Learning technologies training, Moodle, teachers’ professional development."