Evaluation of the quality of Science Education programmes that use Web 2.0 tools – an Anglo-Portuguese Research Project

Autores

  • Lúcia Ponto
  • Cecília Guerra
  • António Moreira
  • Malcom Smith
  • Leigh Hoath
  • Dave Howard

Palavras-chave:

evaluation of training programmes, innovative education, teacher professional development, Web 2.0 tools

Resumo

"Uma das exigências do século XXI é a flexibilidade e a transparência no Ensino Superior Europeu quanto à organização, ao currículo, às metodologias de ensino e às aprendizagens dos estudantes. A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a sua crescente acessibilidade levou várias instituições do Ensino Superior a adoptar abordagens de ensino construtivistas de ensino, no qual os estudantes devem estar activamente envolvidos no processo de aprendizagem. Este trabalho faz parte de um projecto de investigação Luso-Britânico, que envolve a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Bradford College University Centre (Reino Unido), onde a equipa trabalhou colaborativamente na identificação de critérios de avaliação das práticas de ensino e aprendizagem que integram as tecnologias da Web 2.0 no processo de ensino e de aprendizagem das Ciências. O trabalho implicou a concepção, implementação e avaliação de um instrumento de recolha de dados, um questionário, que foi aplicado aos estudantes no final dos dois programas de formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (inicial e prós-graduada em Bradford e Aveiro respectivamente). Pretende-se apresentar alguns resultados preliminares relacionados com a avaliação da qualidade de programas de formação de professores que promovem metodologias inovadoras para o desenvolvimento profissional dos estudantes/professores.
--
Palavras-chave: Avaliação de programas de formação, desenvolvimento profissional de professores, educação inovadora, ferramentas Web 2.0.

ABSTRACT:
Two of the 21st-century requirements are flexibility and transparency in European Higher Education as far as organisation, curriculum, teaching and learning methodologies are concerned. The evolution of Information and communication technologies (ICT) and its increasing accessibility have led several European Higher Education institutions to adopt constructivist approaches to teaching and learning, whereby students should be actively involved in their learning. This work is part of an Anglo-Portuguese research project, involving the University of Aveiro (Portugal) and Bradford College University Centre (UK) where the team worked collaboratively on the identification of evaluation criteria to assess teaching practices, which use Web 2.0 technologies on primary teacher education programmes. This was achieved by means of the conception, implementation and validation of a data collection instrument, a questionnaire, which was applied to trainee teachers and in-service primary teachers (Bradford and Aveiro respectively) at the end of their programmes. This paper will focus on some of the preliminary results concerning valuable insights related to the evaluation of the quality of Science Education programmes, which use pioneering methodologies for the professional development of trainee teachers and in-service primary teachers.
--
Keywords: evaluation of training programmes, innovative education, teacher professional development, Web 2.0 tools.
--
Para citar este texto:
Pombo, L., Guerra, C., Moreira, A., Smith, M., Hoath, L., & Howard, D. (2011). Evaluation of the quality of Science Education programmes that use Web 2.0 tools – an Anglo-Portuguese Research Project. Educação, Formação & Tecnologias, n.º extra, Abril de 2011, 28-36. http://eft.educom.pt."

Publicado

2022-08-01

Como Citar

Ponto, L., Guerra, C., Moreira, A., Smith, M., Hoath, L., & Howard, D. (2022). Evaluation of the quality of Science Education programmes that use Web 2.0 tools – an Anglo-Portuguese Research Project. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 4(Extra), 28–36. Recuperado de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/95

Edição

Seção

ARTIGOS