PAUIE, Internet@eb1 e CBTIC@EB1: à distância de um ano

Autores

  • António Moreira

Resumo

"Reportando-nos à nossa experiência de coordenação do Programa de Acompanhamento do Uso da Internet nas Escolas, sua transformação em Internet@eb1 e posterior renomeação em programa CBTIC@EB1, no distrito de Aveiro, no período de 2002 a 2007, pretendemos fazer um balanço distanciado desse percurso, reflectindo sobre as eventuais mais-valias que terá trazido à integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no 1º Ciclo do Ensino Básico.
É também nosso propósito referir o que de relevante resultou das sucessivas edições de um programa que, embora ainda desejado com saudade por alguns, foi inexplicavelmente votado ao esquecimento e paulatinamente substituído por iniciativas dirigidas a outros ciclos de ensino.
À distancia de um ano, o que ficou desse investimento? Qual o impacte do programa ou do seu abandono? Foram tomadas em linha de conta as recomendações da avaliação externa realizada?
A perspectiva adoptada não é saudosista, nem pretende representar uma visão do todo nacional, já que mais centrada no distrito de Aveiro. Pretende ser o testemunho naturalmente parcelar de quem se encontrou envolvido na coordenação de uma iniciativa que, pensada com bondade, veio anualmente a esmorecer, sem perspectivas de futuro, e finalmente a “morrer na praia” de Janeiro de 2007, fruto de sucessivas e menos calmas conjunturas com as quais teve que conviver.

Palavras-chave: 1º Ciclo do Ensino Básico, Internet nas escolas, competências básicas em TIC.

---
MOREIRA, A. (2008). PAUIE, Internet@eb1 e CBTIC@EB1: a distância de um ano. In <i>Educação, Formação & Tecnologias</i>; vol.1(1), pp.37-46. Disponível em http://eft.educom.pt
---"

Downloads

Publicado

2008-05-31

Como Citar

Moreira, A. (2008). PAUIE, Internet@eb1 e CBTIC@EB1: à distância de um ano. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 1(1), 37–46. Obtido de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/17

Edição

Secção

ARTIGOS

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)