Videojogos, Serious Games e Simuladores na Educação: usar, criar e modificar

Auteurs

  • Nuno Lopes
  • Isolina Oliveira

Mots-clés :

Videojogos, Serious Games, Educação

Résumé

"Nos últimos anos, surgiu um vasto conjunto de investigações que se têm focalizado nas potencialidades do uso de videojogos, serious games e simuladores no ensino. No presente artigo refletimos sobre o uso dos jogos eletrónicos na sociedade contemporânea, as características motivacionais que potenciam o uso destes recursos, assim como a possibilidade de desenvolver competências através do uso de tais ferramentas. A forma como se pode usar estes artefactos em contextos educativos e as possibilidades de criação e modificação destes para melhor adaptação a determinadas situações pedagógicas são temáticas também equacionadas nesta reflexão.

Palavras-chave: Videojogos, Serious Games, Educação.


Video Games, Serious Games and Simulators in Education: use, create and modify

Abstract:

In recent years, there has been a vast amount of research focusing on the potentiality of using video games, serious games and simulations in education. In this article we reflect on the use of electronic games in contemporary society, the motivational characteristics that enhance the use of these resources, as well as the opportunity to develop skills through the use of such tools. The ways these artefacts can be used in educational contexts and the possibilities of creating and modifying them to increase their adaptation to specific pedagogical situations will also be addressed in this paper.

Keywords: Video Games, Serious Games, Education"

Publiée

2022-08-02

Comment citer

Lopes, N., & Oliveira, I. (2022). Videojogos, Serious Games e Simuladores na Educação: usar, criar e modificar. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 6(1), 4–20. Consulté à l’adresse http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/142

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