A auto-aprendizagem e a aprendizagem colaborativa em contexto de Learning Organization

Auteurs

  • Arnaldo Santos
  • Lúcia Moreira

Mots-clés :

Aprendizagem colaborativa, auto-aprendizagem, bLearning, eLearning, learning organization

Résumé

"As transformações sociais estão a impor uma constante evolução tecnológica e pedagógica que origina rápidos desajustes e dificuldades de integração, obrigando as pessoas a alterarem comportamentos, posturas e mentalidades. A maioria das instituições privadas e organismos governamentais têm procurado reflectir sobre esta problemática, partindo do princípio que a educação/formação desempenha um papel determinante no actual contexto de modernização permanente e acelerada, devendo ser vista por todos como um instrumento valioso que aumente a plataforma do saber e a satisfação individual. Desta forma, são necessárias metodologias novas, mentalidades abertas e práticas alternativas e inovadoras para ensinar e aprender em contexto das designadas Learning Organizations.
Pretende-se, com este artigo, apresentar os princípios, metodologias, tecnologias e estratégias para a implementação de soluções inovadoras de eLearning e bLearning em contexto de formação profissional. Pretende-se, igualmente, efectuar uma análise sistémica e apresentar dois estudos de caso focados na auto-aprendizagem e na aprendizagem colaborativa, ambos realizados no Grupo PT
--
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa, auto-aprendizagem, bLearning, eLearning, learning organization.
--
ABSTRACT
Social transformations have imposed a constant technological and pedagogical evolution, which quickly creates gaps and integration difficulties. In order to fight this situation, people have to change their behavior, postures and mentality. Most private institutions and government agencies have been reflecting upon this issue, assuming that education and training play a key role in the actual context of permanent modernization. Everyone ought to see them as valuable tools to increase knowledge and personal satisfaction. So, in order to teach and learn in the context of the so-called Learning Organizations, new methodologies, open minds and alternative techniques are needed. This paper aims to present the principles, methodologies, technologies and strategies to implement innovative eLearning and bLearning solutions in professional training contexts. It also aims to make a systemic analysis and present two case studies, one about self-learning contexts and the other one about collaborative learning contexts. Both case studies occurred within the Portugal Telecom group
--
Keywords: Collaborative learning, self-learning, bLearning, eLearning, learning organization.
--
Para citar este texto:
Santos, A. & Moreira, L. (2011). A auto-aprendizagem e a aprendizagem colaborativa em contexto de Learning Organization. Educação, Formação & Tecnologias, 4(1), 28-44 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt."

Publiée

2022-08-01

Comment citer

Santos, A., & Moreira, L. (2022). A auto-aprendizagem e a aprendizagem colaborativa em contexto de Learning Organization. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 4(1), 28–44. Consulté à l’adresse http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/102

Numéro

Rubrique

ARTIGOS