Tecnologias digitais na Educação: Uma reflexão sobre o passado e sobre o futuro

Autores/as

  • Vítor Teodoro Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.8172223

Palabras clave:

cultura ecolar, tecnoclogias na educação, inovação escolar

Resumen

Parece haver características da cultura escolar que são intemporais: a turma e a sala de aula, a organização da sala de aula (filas, quadro, etc.); um único professor na sala de aula; os manuais escolares; a avaliação escrita individual; a divisão do currículo por anos de escolaridade e por disciplinas. Estas características têm frustrado — e continuam a frustrar — gerações e gerações de autores de reformas escolares (Tyack & Cuban,1995). Será que esta “gramática de escola” é um factor impeditivo da inovação induzida pelas tecnologias digitais?

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

Teodoro, V. (2023). Tecnologias digitais na Educação: Uma reflexão sobre o passado e sobre o futuro. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 11(1), 53–60. https://doi.org/10.5281/zenodo.8172223

Número

Sección

ARTIGOS