‘Integração Educativa das TIC’: uma nova abordagem ao conceito

Autores/as

  • Neuza Pedro

Palabras clave:

integração educativa das TIC, escala, professores, práticas profissionais docentes

Resumen

"O presente artigo procura contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem metodológica para analisar e compreender a utilização educativa das TIC, considerando o conceito sob uma perspetiva multidimensional de análise. Este corporiza-se na descrição e testagem de um instrumento de self-report, uma escala de utilização das tecnologias para professores, constituída por sete dimensões distintas. Ao longo do texto discutem-se os resultados relativos à aplicação do instrumento num grupo de 738 professores do ensino básico e secundário nacional, analisando-se os scores totais e parciais encontrados.
Como principais conclusões, verifica-se a adequação do instrumento utilizado e constata-se a existência de um grau moderado de utilização das tecnologias por parte dos professores, com uma diferenciação entre níveis elevados e níveis reduzidos de utilização das TIC em função da dimensão em análise
--
Palavras-chave: integração educativa das TIC, escala, professores, práticas profissionais docentes.
--
ABSTRACT:
This article seeks to contribute for the development of a methodological approach to analyze and understand educational use of ICT, considering the concept from a multidimensional perspective of analysis. It also embodies the description of an instrument, a self-report scale of technology use for teachers, with seven distinct dimensions. The article also discusses the results concerning a preliminary application of the instrument in a group of 738 teachers of primary and secondary schools, by analyzing the total and partial scores found. As main conclusions, this study reveals the level of adequacy of the instrument used and also supports the existence of a moderate use of technology by teachers, with a differentiation of high and low levels of ICT use depending on the dimension being analyzed.
--
Keywords: educational ICT integration, scale, teachers, professional teaching practices.
--
Para citar este texto:
Pedro, N. (2012). Integração Educativa das TIC’: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito. Educação, Formação & Tecnologias, 5 (1), 3-16 'Online, disponível a partir de http://eft.educom.pt.
--"

Publicado

2022-08-01

Cómo citar

Pedro, N. (2022). ‘Integração Educativa das TIC’: uma nova abordagem ao conceito. EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO & TECNOLOGIAS, 5(1), 3–16. Recuperado a partir de http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/122

Número

Sección

ARTIGOS